Referência
Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Campinas, Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia (orgs.) Anais do 5º Encontro Regional de Ensino de Geografia: As políticas curriculares e o ensino de Geografia. Campinas: IG/Unicamp, 2016. ISBN 978-85-85369-14-9

Expediente
Comissão Organizadora
 PDF
Apresentação
Rafael Straforini, Tânia Semene do Canto, Gustavo Teramatsu
 PDF
Oficinas Pedagógicas

QUANDO A ESCOLA TOMA PARTIDO CONTRA O PENSAMENTO ÚNICO
Pedro Henrique Oliveira Gomes

MAPAS TÁTEIS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NO PARADIGMA DA INCLUSÃO
Cristiano Gimenez e Deborah F. S. da Silva

FOTOGRAFIA E TRABALHO DE CAMPO NO CONHECIMENTO NO MEIO GEOGRÁFICO
Thiago Manhães Cabral

GOOGLE EARTH PRO EM SALA DE AULA
Ana Paula Mateucci Milena

CAMINHOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03
Lisie Tatiane de Lima Wenceslau e Bruno Melato

JOGOS TEATRAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Natália Goldschmidt Guidetti

DESENVOLVIMENTO DE TEMAS AMBIENTAIS A PARTIR DA CONFECÇÃO DE VASOS COM PNEUS USADOS
Adriano Scalzitti

 PDF
18-31

Eixo 1. Questões Teórico-Metodológicas no Ensino de Geografia

NOVOS HORIZONTES NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE GEOGRAFIA
Douglas Moraes Barroso
 PDF
32-40
DO CONCEITO DE PAISAGEM NA ECOLOGIA DE PAISAGEM AOS LIVROS DE GEOGRAFIA ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA
Priscila de Carvalho Leibão, Eluan Alan Lemos Pocidonio
 PDF
41-52
A RELAÇÃO ESCOLA E ESPAÇO: UM ESTUDO DAS ESCOLAS ESTADUAIS CENTRAIS DE CAMPINAS
Samuel Coelho Fideles
 PDF
53-62
QUESTÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O CONCEITO DE ESPAÇO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Marina Sanches Barbosa
 PDF
63-73
MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA: O ESTUDO DAS ENCOSTAS URBANAS
Darlan da Conceição Neves, Gilmar Alves Trindade
 PDF
74-83
VIOLÊNCIA SIMBÓLICA E ENSINO DE GEOGRAFIA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE UMA PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Mayra Abboudi Brasco, Antonio Carlos Dias Junior
 PDF
84-94
A EXPERIÊNCIA DE REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O ENSINO DO CONCEITO DE LUGAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Karine de Freitas Amaral, Andréia Medinilha Pancher
 PDF
95-106

Eixo 2. Formação de Professores de Geografia

A SEGREGAÇÃO SOCIO-ESPACIAL E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS NA ESCOLA DA GEOGRAFIA QUE SE ENSINA
Igor Rafael de Paula, Sandra de Castro de Azevedo
 PDF
107-118
A ESCRITA NARRATIVA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: LIDANDO COM INQUIETAÇÕES E ESTRANHAMENTOS ACERCA DA TRAJETÓRIA DOCENTE
Jéssica da Silva Rodrigues Cecim
 PDF
119-128
A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA EM GEOGRAFIA PARA AS AFRICANIDADES
Letícia Maria Bozelli, Carla Holanda da Silva
 PDF
129-141
O ESTÁGIO COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ACADÊMICOS NO CURSO DE GEOGRAFIA
Fabricio Sampaio Gaspar, Ednéa do Nascimento Carvalho
 PDF
142-150
A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Samuel Matiazo, Virgílio Manuel Pereira Bernardino
 PDF
151-162
GRUPOS DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA: UMA MODALIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Clayton José Budin, Acacia Aparecida da Silva, Marcos Zacarias Farhat Junior, Maria Cristina Navarro Alonso
 PDF
163-173
GRUPO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE POR MEIO DE FILMES E VÍDEOS
Fabiana Bardela Lopes, Guilherme Rodrigues dos Reis, José Cícero Alves, Wellington Donizeti Strabello
 PDF
174-180
(DES)ESTRUTURAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO E SUAS REPERCUSSÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E DISCENTE
Ivaneide Silva dos Santos, Laiane Oliveira dos Santos
 PDF
181-190
REFLEXÃO A PARTIR DAS NARRATIVAS DE ESTÁGIO NA PERSPECTIVA DE ATUAÇÃO DO FUTURO DOCENTE
Barbara Correa e Silva, Maria Julia Buck Rossetto
 PDF
191-200

Eixo 3. Identidade, Cultura e Ensino de Geografia

LUGAR E EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA EM MACAÉ
David dos Santos da Conceição
 PDF
201-212
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: EDUCAÇÃO PARA QUEM?
Cintia dos Santos Pereira da Silva
 PDF
213-221
AFROBETIZANDO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: A PRÁTICA DA LEI 10.639/03 E O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO NA SALA DE AULA
Rafael Strozi Moura, Edimilson Antônio Mota
 PDF
222-231
ENTRE A ESCOLA E A CIDADE: PENSANDO AS ESCALAS DE VIVÊNCIA NA SALA DE AULA
Célio Fidelis Quintanilha, Rodrigo Lopes, Silvana Santos, Victor Loback
 PDF
233-244
VOLTAR ÀS RAÍZES: UM CONVITE DE RETORNO À ANCESTRALIDADE E ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS TENTATIVAS DE APAGAMENTO DA HISTÓRIA NEGRA NO MUNICÍPIO DE RIO CLARO-SP
Lisie Tatiane de Lima Wenceslau, Bruno Melato, Maria Bernadete Sarti da Silva Carvalho
 PDF
245-244
RE-SIGNIFICANDO OS ESPAÇOS ESCOLARES: EXPERIÊNCIAS NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Denise David Caxias
 PDF
255-265

Eixo 4. Currículo, Políticas Educacionais e Ensino de Geografia

AS POLÍTICAS CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO BÁSICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO BRASIL
Ana Carolina de Figueiredo Azevedo, Ana Claudia Ramos Sacramento
 PDF
266-278
A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E OS CONTRIBUTOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA PAULO FREIRE. MUNICÍPIO DE ACAIACA/MG
Altamiro Evangelista Braga
 PDF
279-290
CONJECTURAS SOBRE A HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR: OS LIVROS ESCOLARES ENTRE 1930 E 1969
Diego Carlos Pereira, João Pedro Pezzato
 PDF
291-301
CURRÍCULO MÍNIMO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: REPRODUÇÃO, QUESTIONAMENTOS E GEOGRAFIA
Barbara Priscila Gomes Policarpo
 PDF
302-313
EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUJEITOS SOCIAIS: PARTICIPAÇÃO E ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Silvia Aparecida de Sousa Fernandes
 PDF
314-323
AS POLÍTICAS CURRICULARES E A AUTONOMIA DOCENTE: DO CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Gabriela Fernandes Jordão
 PDF
324-336
REFLEXÕES ACERCA DO CURRÍCULO MÍNIMO DE GEOGRAFIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Suzana Campos Silva
 PDF
337-349
A AÇÃO DOCENTE E O CONTEÚDO BÁSICO COMUM DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: INVESTIGANDO APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS EM UMA ESCOLA-REFERÊNCIA DE BETIM (MG)
Érica do Nascimento de Paula Goularth
 PDF
350-362
A PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA -1º GRAU DA CENP/SP (1988): UM MOMENTO NA POLÍTICA DE CURRÍCULO BRASILEIRA
Giovanna Ermani
 PDF
363-373
A CARTOGRAFIA NO CURRÍCULO BÁSICO COMUM DE GEOGRAFIA DE MINAS GERAIS
Gustavo Vitor Moreira Fialho, Andreia Medinilha Pancher
 PDF
374-384
COMO OS ALUNOS PERCEBEM O ESPAÇO ESCOLAR: A GEOGRAFIA ENCONTRADA NAS RELAÇÕES SIMBÓLICAS DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINAS/SP
Felipe José Carlini
 PDF
385-398
EM BUSCA DE UM CURRÍCULO LOCAL: O USO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NAS AULAS DE GEOGRAFIA DA ESCOLA ESTADUAL 31 DE MARÇO, CAMPINAS-SP
Vanessa Lessio Diniz
 PDF
397-406
A GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
Alexandre Fornaro
 PDF
407-418

Eixo 5. Tecnologias e Novas Linguagens no Ensino de Geografia

O USO DE GAMES E FILMES NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Eduardo Donizeti Girotto, David Augusto Santos
 PDF
419-431
GRAFITE: GEOGRAFIA, LINGUAGEM E INCLUSÃO SOCIAL
Anderson Luiz Barreto da Silva, Edimilson Antônio Mota
 PDF
432-444
COMO TRABALHAR O CINEMA NAS AULAS DE GEOGRAFIA? – APONTAMENTOS PARA UMA PRÁTICA EM ABERTO
Gabriela Naiara de Souza Candeu, Cláudio Benito O. Ferraz
 PDF
445-453
A HISTÓRIA DA CARTOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS
Deyse Cristina Brito Fabrício, Valéria Cazetta
 PDF
454-463
DECODIFICAÇÃO DOS DISCURSOS GEOPOLÍTICOS DA MÍDIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Francisco Fernandes Ladeira, Vicente de Paula Leão
 PDF
464-672
A CONTRIBUIÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
Cláudio Marinho, Ronaldo Barbosa
 PDF
673-684
A APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA PÁGINA PROTÓTIPO “DESENVOLVIMENTO URBANO” DO ATLAS MUNICIPAL ESCOLAR DE OURINHOS
Ana Paula Mateucci Milena, Andrea Aparecida Zacharias
 PDF
685-696
OS SENTIDOS URBANOS E A JUVENTUDE: UMA EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA A PARTIR DA CRIAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE PESQUISA NO COLÉGIO PEDRO II – RIO DE JANEIRO/RJ
Marcus Vinicius Gomes, Eduardo de Oliveira Rodrigues, Pedro Bernardes Pinheiro, Tatiana Vaz Ferreira; José Carlos Alvim Flores Junior
 PDF
697-707
ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE MAPAS TÁTEIS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Cristiano Gimenez, Carla Cristina Reinaldo Gimenez de Sena
 PDF
708-718
O TEATRO COMO FORMA DE TRABALHAR QUESTÕES AMBIENTAIS
José Eduardo França dos Santos, Andrea M. D. Severo
 PDF
719-730
EXPERIÊNCIAS COM CINEMA E EDUCAÇÃO EM UM PERÍODO QUE É UMA CRISE
Gilberto de Carvalho Soares
 PDF
731-746
MEU PEQUENO GRANDE MUNDO: EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR – PARTIR DE TEXTOS PARA O ENSINO DA LOCALIDADE
Daniela Lima Nardi Gomes, Andrea Coelho Lastória
 PDF
747-755
MUSICALIZANDO A GEOGRAFIA: REFLEXÕES SOBRE O USO DA PARÓDIA NA SALA DE AULA
Julio Guills Mattos dos Santos, Luísa Soares Mendonça Smiderle, Lívia Vargas de Souza, Amélia Cristina Alves Bezerra
 PDF
756-767
MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA – TRAJETÓRIAS MÚLTIPLAS DOS TERCEIROS ANOS DO ENSINO MÉDIO
Fernanda Carolina dos Santos, Gabriel Brasil de Carvalho Pedro
 PDF
768-780
APRESENTAÇÃO E ATUAÇÃO NO ESTÁGIO DOCENTE: UMA PROPOSTA DE JUNÇÃO DA GEOGRAFIA COM O HIP HOP EM SALA DE AULA
Maurício Moysés
 PDF
781-791

Eixo 6. Recursos Didáticos e Práticas Pedagógicas no Ensino de Geografia

ABORDAGENS SOBRE A CIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Valéria Rodrigues Pereira, Jéssica Oliveira Ferreira
 PDF
792-802
PRÁTICAS NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA FEUSP: ESTUDO DO MEIO
Beatriz Moreto de Campos
 PDF
803-814
IMAGENS COMO INSTRUMENTOS PARA O ENSINO EM GEOGRAFIA: UM FOCO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Wander Guilherme Rocha Carvalho, Viviane Gomes de Araújo
 PDF
815-826
ATIVIDADES DE SIMULAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Gustavo Luiz Xavier de Abreu
 PDF
827-837
COMPOSIÇÃO E SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL ESCALAS DE PERCEPÇÃO E ANÁLISE
Luis Felipe Valle
 PDF
838-849
ESTUDO DO MEIO: UM MÉTODO ATIVO E INTERDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM
Maria Rita de Castro Lopes
 PDF
850-857
A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DA ESCALA GEOGRÁFICA NOS ANOS INICIAIS
Viviana do Carmo Daumas dos Santos, Wilson Messias dos Santos Junior
 PDF
858-864
INICIAÇÃO POLÍTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
João Paulo Vicensio
 PDF
865-874
A ETNOCIÊNCIA E OS SABERES DA TRADIÇÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICO, COMO POSSIBILIDADES DE ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA PARA AS ESCOLAS RURAIS DO AMAZONAS
Carmen Lourdes Freitas dos Santos Jacaúna, Mary Tânia dos Santos Carvalho
 PDF
875-886
DA JANELA DA MINHA CASA, EU VEJO MINHA RUA, MEU BAIRRO, MINHA CIDADE E O BOLDRINI
Thais Angela Cavalheiro de Azevedo, Luciana Assunção Ramos Silva de Mello, Andrea Coelho Lastória
 PDF
887-897
ENSINO E PESQUISA EM GEOGRAFIA E CLIMATOLOGIA: ESTUDO DO CLIMA URBANO NA ESCOLA ESTADUAL BARNABÉ, SANTOS (SP)
Daniela Cristina Gusmão Foguet, Maria Glória da Silva Castro
 PDF
898-908
O ESTUDO DO MEIO E O TRABALHO DE CAMPO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA GEOGRAFIA DO RIO DE JANEIRO
Bruno de Lima Alves, Andressa Elisa Lacerda, Juliana Loiola Rocha, Fabio Tadeu Santana
 PDF
909-920
O ESTUDO DO MEIO COMO FERRAMENTA PARA A COMPREENSÃO DO MEIO TÉCNICO (REVOLUÇÃO INDUSTRIAL)
Juliana Cristina Colombari
 PDF
921-928
ESTUDO DO MEIO, UMA PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA: O PARQUE URBANO DE PITUAÇU, SALVADOR – BAHIA E AS PERCEPÇÕES GEOGRÁFICAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Claudemir Assunção Santana
 PDF
929-941
ENSINO DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA TÁTIL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
Maycon Fritzen
 PDF
942-954
BRINCANDO COM OS MUNICÍPIOS DO AMAZONAS
Marcela Vieira Pereira Mafra
 PDF
955-963
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM TRABALHOS DE CAMPO EM GEOGRAFIA ESCOLAR: EXPERIÊNCIAS DO PIBID – UFJF
Igor Piazzi Santa Rosa, Henrique Lage Chaves, Jessica Lana de Souza da Silva, Cassiano Caon Amorim
 PDF
964-975
REGIÕES BRASILEIRAS: COMPREENDENDO AS DIVERSIDADES CULTURAIS
André de Paula Silva, Leonardo de Sousa Zaro
 PDF
976-984
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: RECONHECIMENTO DOS RECURSOS NATURAIS PRESENTES NA CIDADE DE ELÓI MENDES/MG, ALIADO A PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
Lucas Manoel, Vinicus Andrade, Kissia Ferreira Pereira
 PDF
985-993
HORTA: CULTURA POPULAR E CIÊNCIA – IDENTIFICAÇÃO CIENTÍFICA, PROPRIEDADES E USOS
Maria Sileuda Moreira de Oliveira, Cláudia Fonseca Baldini
 PDF
994-1001
TERRITÓRIOS VIVIDOS: EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS DO GRUPO DE PESQUISA MOVIMENTOS SOCIAIS E ESPAÇO URBANO NO PROCESSO ENSINAR-APRENDER
Rogério Luiz Souto Cavalcanti, Diana Carolina Gómez Bautista, Ítalo César de Moura Soeiro
 PDF
1002-1014
PARA ALÉM DO CURRÍCULO PRESCRITO
Sonara da Silva de Souza
 PDF
1015-1021
TRABALHO DE CAMPO NOS CERRADOS GOIANOS: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
Fernanda Leão Inácio Alves, João Carlos de Lima Neto
 PDF
1022-1028
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UM PROJETO DE INTERVENÇÃO
Mariana Lima Loterio, Laura Butti do Valle, Lucas da Silva Stahl
 PDF
1029-1036
HISTÓRIAS E TRAJETÓRIAS ESPACIAIS EM SALA DE AULA: MIGRAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO
Viviane Lousada Cracel
 PDF
1037-1045