COMUNICADO SOBRE O FORMATO DAS APRESENTAÇÕES

Prezados autores e prezadas autoras,

as apresentações de trabalhos acadêmicos e práticas educativas seguirão o  formato dos “Espaços de Diálogo e Práticas”, conforme a AGB vem organizando seus eventos nacionais. Portanto, não há definição prévia dos horários e dos dias das apresentações, cabendo ao coordenador de cada seção, juntamente com os participantes presentes, definir como será a organização de cada sala. No entanto, sugerimos que os participantes organizem suas apresentações para no máximo 15 minutos. Recomendamos também que os participantes se esforcem em comparecer em ambos os dias de apresentações, na sexta-feira (21/10) e no sábado (22/10), a fim de contribuir para os debates sobre todos os trabalhos apresentados.

Todas as salas possuem computador e datashow.

Comissão Organizadora
Campinas, 11 de outubro de 2016

EIXO 1 – Questões teórico-metodológicas no Ensino de Geografia
Engenharia Básica (EB), sala EB01
Coordenadora: Profª Drª Tânia Seneme do Canto

Darlan da Conceição Neves MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA: O ESTUDO DAS ENCOSTAS URBANAS
Douglas Moraes Barroso NOVOS HORIZONTES NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE GEOGRAFIA
Mayra Abboudi Brasco; Antonio Carlos Dias Junior VIOLÊNCIA SIMBÓLICA E ENSINO DE GEOGRAFIA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE UMA PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Karine Freitas Amaral; Andréia Medinilha Pancher A EXPERIÊNCIA DE REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O ENSINO DO CONCEITO DE LUGAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Cassiano Henrique Santana A PAISAGEM LOCAL E O ENSINO DE GEOGRAFIA
Diogo Dutra Souza A CONSTITUIÇÃO DO SABER DOCENTE E O ENSINO DA CATEGORIA FAVELA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: UMA APROXIMAÇÃO
Priscila de Carvalho Leibão; Eluan Alan Lemos Pocidonio DO CONCEITO DE PAISAGEM NA ECOLOGIA DE PAISAGEM AOS LIVROS DE GEOGRAFIA ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA
Samuel Coelho Fideles A RELAÇÃO ESCOLA E ESPAÇO: UM ESTUDO DAS ESCOLAS ESTADUAIS CENTRAIS DE CAMPINAS
Marina Sanches Barbosa O CONCEITO DE ESPAÇO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Anderson Pereira dos Santos; Rita de Cássia Motta Santos SOBRE A ABORDAGEM MATERIALISTA DO ESPAÇO E DAS QUESTÕES RACIAIS NA GEOGRAFIA: ALGUMAS PROVOCAÇÕES

EIXO 2 – Formação de Professores de Geografia
Engenharia Básica (EB), sala EB02
Coordenadora: Ivaneide Silva dos Santos

Samuel Matiazo; Virgílio Manuel Pereira Bernardino A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO CÚRRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Igor Rafael de Paula; Sandra de Castro de Azevedo A SEGREGAÇÃO SOCIO-ESPACIAL E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS NA ESCOLA
Clayton José Budin; Acacia Aparecida da Silva; Marcos Zacarias Farhat Junior; Maria Cristina Navarro Alons GRUPOS DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA: UMA MODALIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Fabiana Bardela Lopes; Guilherme Rodrigues dos Reis; José Cícero Alves; Wellington Donizeti O TRABALHO DO GRUPO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA CONTRIBUINDO PARA O APRIMORAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE POR MEIO DE FILMES E VÍDEOS
Rafael Reis Bacelar Antón; Ronaldo Barbosa A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E O USO DAS IMAGENS NESTA DISCIPLINA ESCOLAR
Jéssica da Silva Rodrigues Cecim A ESCRITA NARRATIVA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: LIDANDO COM INQUIETAÇÕES E ESTRANHAMENTOS ACERCA DA TRAJETÓRIA DOCENTE
Letícia Maria Bozelli A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA EM GEOGRAFIA PARA AS AFRICANIDADES
Ivaneide Silva dos Santos; Laiane Oliveira dos Santos (DES) ESTRUTURAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO E SUAS REPERCUSSÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E DISCENTE
Fabricio Sampaio Gaspar O ESTÁGIO COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ACADÊMICOS NO CURSO DE GEOGRAFIA
Maria Julia Buck Rossetto; Bárbara Helen Correa e Silva REFLEXÃO A PARTIR DAS NARRATIVAS DE ESTÁGIO NA PERSPECTIVA DE ATUAÇÃO DO FUTURO DOCENTE

EIXO 3 – Identidade, Cultura e Ensino de Geografia
Engenharia Básica (EB), sala EB06
Coordenadora: Anniele Sarah Ferreira de Freitas

Lisie Tatiane de Lima Wenceslau; Bruno Melato; Maria Bernadete Sarti da Silva Carvalho VOLTAR ÀS RAÍZES: UM CONVITE DE RETORNO À ANCESTRALIDADE E ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS TENTATIVAS DE APAGAMENTO DA HISTÓRIA NEGRA NO MUNICÍPIO DE RIO CLARO-SP
David dos Santos da Conceição LUGAR E EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA EM MACAÉ
Alexander da Silva Lima ATLAS ESCOLARES MUNICIPAIS “IDENTIDADE E PERTENCIMENTO SE ENSINA”
Cintia dos Santos Pereira da Silva EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: EDUCAÇÃO PARA QUEM?
Rafael Strozi; Edmilson Antônio Mota AFROBETIZANDO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: A PRÁTICA DA LEI 10.639/03 E O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO NA SALA DE AULA
Célio Fidelis Quintanilha; Rodrigo Lopes; Silvana Santos; Victor Loback ENTRE A ESCOLA E A CIDADE: PENSANDO A ESCALAS DE VIVÊNCIA NA SALA DE AULA
Denise David Caxias RE-SIGNIFICANDO OS ESPAÇOS ESCOLARES: EXPERIÊNCIAS NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

EIXO 4 – Currículo, Políticas Educacionais e Ensino de Geografia
Engenharia Básica (EB), sala EB04
Coordenadora: Vanessa Lessio Diniz

Claudio Roberto Ribeiro Martins AMÉRICA LATINA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA GEOGRAFIA POLÍTICA
Ana Carolina de Figueiredo Azevedo; Ana Claudia Ramos Sacramento AS POLÍTICAS CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO BÁSICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO BRASIL
Altamiro Evangelista Braga A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E OS CONTRIBUTOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA PAULO FREIRE. MUNICÍPIO DE ACAIACA/MG.
Diego Carlos Pereira; João Pedro Pezzato CONJECTURAS SOBRE A HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR: OS LIVROS ESCOLARES ENTRE 1930 E 1969
Barbara Policarpo CURRÍCULO MINÍMO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: REPRODUÇÃO, QUESTIONAMENTOS E GEOGRAFIA.
Silvia Aparecida de Sousa Fernandes EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUJEITOS SOCIAIS: PARTICIPAÇÃO E ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Gabriela Fernandes Jordão AS POLÍTICAS CURRICULARES E A AUTONOMIA DOCENTE: DO CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Érica do Nascimento de Paula Goularth A AÇÃO DOCENTE E O CONTEÚDO BÁSICO COMUM DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: INVESTIGANDO APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS EM UMA ESCOLA-REFERÊNCIA DE BETIM (MG)
Vanessa Lessio Diniz EM BUSCA DE UM CURRÍCULO LOCAL: O USO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NAS AULAS DE GEOGRAFIA DA ESCOLA ESTADUAL 31 DE MARÇO, CAMPINAS-SP
Giovanna Ermani A PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA- 1º GRAU DA CENP/SP (1988): UM MOMENTO NA POLÍTICA DE CURRÍCULO BRASILEIRA
Suzana Campos Silva REFLEXÕES ACERCA DO CURRÍCULO MÍNIMO DE GEOGRAFIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Gustavo Vitor Moreira Fialho A CARTOGRAFIA NO CBC GEOGRAFIA DE MINAS GERAIS
Alexandre Fornaro A GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
Felipe José Carlini COMO OS ALUNOS PERCEBEM O ESPAÇO ESCOLAR: A GEOGRAFIA ENCONTRADA NAS RELAÇÕES SIMBÓLICAS DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINAS/SP
Pedro Bernardes Pinheiro; Ana Angelita Costa Neves da Rocha A GEOGRAFIA E AS CIÊNCIAS SOCIAIS NO CURRÍCULO DO  COLÉGIO PEDRO II: CONVERGÊNCIAS E DISPUTAS DISCIPLINARES

EIXO 5 – Tecnologias e Novas Linguagens no Ensino de Geografia
Auditório do Instituto de Geociências
Coordenador: Claudio Marinho

Gilberto de Carvalho Soares EXPERIÊNCIAS COM CINEMA E EDUCAÇÃO EM UM PERÍODO QUE É UMA CRISE
Anderson Luiz Barreto Da Silva; Edimilson Antônio Mota GRAFITE:  GEOGRAFIA, LINGUAGEM E INCLUSÃO SOCIAL
Gabriela Naiara de Souza Candeu; Cláudio Benito O. Ferraz COMO TRABALHAR O CINEMA NAS AULAS DE GEOGRAFIA? – APONTAMENTOS PARA UMA PRÁTICA EM ABERTO
José Eduardo França Dos Santos; Andrea Severo O TEATRO COMO FORMA DE TRABALHAR QUESTÕES AMBIENTAIS
Julio Guills Mattos dos Santos; Luísa Soares Mendonça Smiderle; Lívia Vargas de Souza; Amélia Cristina Alves Bezerra MUSICALIZANDO A GEOGRAFIA: REFLEXÕES SOBRE O USO DA PARÓDIA NA SALA DE AULA
Fernanda Carolina dos Santos; Gabriel Brasil Pedro MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA – TRAJETÓRIAS MÚLTIPLAS DOS TERCEIROS ANOS DO ENSINO MÉDIO
Maurício Moysés GEOGRAFIA E HIP HOP EM SALA DE AULA
Fátima Aparecida da Silva Faria Galvão dos Santos CARTOGRAFIA ESCOLAR- SUA FUNÇÃO E RELEVÂNCIA SOCIAL: ENTENDENDO A NOVA METRÓPOLE
Eduardo Donizeti Girotto; David Augusto Santos O USO DE GAMES E FILMES NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Deyse Cristina Brito Fabrício; Valéria Cazetta A HISTÓRIA DA CARTOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS
Francisco Fernandes Ladeira; Vicente de Paula Leão DECODIFICAÇÃO DOS DISCURSOS GEOPOLÍTICOS DA MÍDIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Daniela Lima Nardi Gomes; Andrea Coelho Lastoria MEU PEQUENO GRANDE MUNDO
Cláudio Marinho; Ronaldo Barbosa A CONTRIBUIÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
Ana Paula Mateucci Milena; Andrea Aparecida Zacharias A APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DA PÁGINA PROTÓTIPO “DESENVOLVIMENTO URBANO” DO ATLAS MUNICIPAL ESCOLAR DE OURINHOS
Marcus Vinicius Gomes; Eduardo de Oliveira Rodrigues; Pedro Bernardes Pinheiro;Tatiana Vaz Ferreira; José Carlos Alvim Flores Junior OS SENTIDOS URBANOS E A JUVENTUDE: UMA EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA A PARTIR DA CRIAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE PESQUISA NO COLÉGIO PEDRO II – RIO DE JANEIRO/RJ
Yan Navarro A NARRATIVA TRANSMÍDIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Cristiano Gimenez; Carla Cristina Reinaldo Gimenez de Sena ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE MAPAS TÁTEIS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Thiago Bastelli Gramasco; Daniela Rafaela da Rocha; Gabriela Gonçalvez Chiapina CARTOGRAFIA TÁTIL E MAPAVOX: O CASO DO CENTRO DE ATENDIMENTO AO CEGO DO MUNICÍPIO DE RIO CLARO/SP (CMAC)

EIXO 6A – Recursos Didáticos e Práticas Pedagógicas no Ensino de Geografia
Engenharia Básica (EB), sala EB14
Coordenadora: Camila Araújo Gomes Medeiros

Gustavo Luiz Xavier de Abreu ATIVIDADES DE SIMULAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Luis Felipe Valle COMPOSIÇÃO E SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL – ESCALAS DE PERCEPÇÃO E ANÁLISE
Viviana Daumas Santos; Wilson Messias dos Santos Junior A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DA ESCALA GEOGRÁFICA NAS SÉRIES INICIAIS
João Paulo Vicensio INICIAÇÃO POLÍTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Carmen Lourdes F. dos Santos Jacaúna; Mary Tânia dos Santos Carvalho A ETNOCIÊNCIA E OS SABERES DA TRADIÇÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICO, COMO POSSIBILIDADES DE ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTORIA PARA AS ESCOLAS RURAIS DO AMAZONAS
Thais Angela Cavalheiro Azevedo; Luciana Assunção Ramos Silva de Mello; Andrea Coelho Lastória DA JANELA DA MINHA CASA, EU VEJO MINHA RUA, MEU BAIRRO, MINHA CIDADE E O BOLDRINI
Maria Glória da Silva Castro; Daniela Cristina Gusmão Foguet ENSINO E PESQUISA EM GEOGRAFIA E CLIMATOLOGIA: ESTUDO DO CLIMA URBANO NA ESCOLA ESTADUAL BARNABÉ, SANTOS (SP).
Bruno de Lima Alves; Andressa Elisa Lacerda; Juliana Loyola; Fabio Tadeu Santana O ESTUDO DO MEIO E O TRABALHO DE CAMPO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA GEOGRAFIA DO RIO DE JANEIRO
Juliana Cristina Colombari O ESTUDO DO MEIO COMO FERRAMENTA PARA A COMPREENSÃO DO MEIO TÉCNICO (REVOLUÇÃO INDUSTRIAL)
Claudemir Assunção Santana ESTUDO DO MEIO, UMA PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA: O PARQUE URBANO DE PITUAÇU, SALVADOR – BAHIA E AS PERCEPÇÕES GEOGRAFICAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Maycon Fritzen ENSINO DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA TÁTIL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
Marcela Vieira Pereira Mafra BRINCANDO COM OS MUNICÍPIOS DO AMAZONAS
Igor Piazzi Santa Rosa; Henrique Lage Chaves; Jessica Lana de Souza da Silva; Cassiano Caon Amorim PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM TRABALHOS DE CAMPO EM GEOGRAFIA ESCOLAR: EXPERIÊNCIAS DO PIBID – UFJF
André de Paula Silva; Leonardo de Sousa Zaro REGIÕES BRASILEIRAS: COMPREENDENDO AS DIVERSIDADES CULTURAIS

EIXO 6B – Recursos Didáticos e Práticas Pedagógicas no Ensino de Geografia
Engenharia Básica (EB), sala MD02
Coordenadora: Viviane Lousada Cracel

Lucas Manoel; Vinicus Andrade; Kissia Ferreira Pereira EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: RECONHECIMENTO DOS RECURSOS NATURAIS PRESENTES NA CIDADE DE ELÓI MENDES/MG, ALIADO A PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
Maria Sileuda Moreira de Oliveira; Cláudia Fonseca Baldini Horta: Cultura Popular e Ciência
Rogério Luiz Souto Cavalcanti; Diana Carolina Gómez Bautista; Ítalo César de Moura Soeiro TERRITÓRIOS VIVIDOS: EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS DO GRUPO DE PESQUISA MOVIMENTOS SOCIAIS E ESPAÇO URBANO NO PROCESSO ENSINAR-APRENDER
Priscila Zanotto Bosshard de Barros; Juliana Cristina Colombari LIXO ELETRÔNICO: UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR
Sonara Silva Souza A I FEIRA DE GEOGRAFIA DA E.E. DEPUTADO JOSÉ COSTA
Valéria Rodrigues Pereira; Jéssica Oliveira Ferreira ABORDAGENS SOBRE A CIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Beatriz Moreto De Campos PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA FEUSP: ESTUDO DO MEIO
Maria Rita de Castro Lopes ESTUDO DO MEIO: UM MÉTODO ATIVO E INTERDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM
Jéssica Santos Braz O ALUNO INVESTIGADOR: ALFABETIZANDO
Wander Guilherme Rocha Carvalho; Viviane Gomes de Araújo IMAGENS COMO INSTRUMENTOS PARA O ENSINO EM GEOGRAFIA: UM FOCO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Arley Martins Quaresma; Abraão Santos Mascarenhas; Raielly Oliveira da Silva REPRESENTAÇÃO ESPACIAL, ENSINO E O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA NO LIVRO DIDÁTICO
Fernanda Leão Inácio Alves; João Carlos Lima Neto TRABALHO DE CAMPO NOS CERRADOS GOIANOS: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
Mariana Lima Loterio; Laura Butti do Valle; Lucas da Silva Stahl O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UM PROJETO DE INTERVENÇÃO
Viviane Cracel HISTÓRIAS E TRAJETÓRIAS ESPACIAIS EM SALA DE AULA: MIGRAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO