Os primeiros Encontros Regionais de Ensino de Geografia foram realizados na virada do século XX para o XXI e desde 2013 foram retomados pela AGB-Campinas e pelo Instituto de Geociências da Unicamp (IG), momento este em que o curso de Licenciatura em Geografia da Unicamp passou por uma revalorização e o ensino voltou à pauta de discussões da entidade. A partir de 2014, as edições do Encontro passaram a ocorrer bianualmente.

OS FÓRUNS REGIONAIS DO FIM DOS ANOS 90

Em 1998 e 1999, a AGB-Campinas realizou os Fóruns Regionais de Educação. O primeiro, ocorrido na tarde de 28 de novembro de 1998, na sede da AGB, na Rua Doutor Quirino, 1856, teve o tema A AGB, os Parâmetros e Diretrizes Curriculares Nacionais e o Ensino de Geografia, e foram debatedores os pesquisadores Sonia Castellar, Luis Fernando de Freitas Camargo e Núria Hanglei Cacete, então membros da Comissão Nacional de Ensino da AGB.

O segundo Fórum, realizado meses depois, no aniversário de dez anos da AGB-Campinas, em 27 de março de 1999, aconteceu em Indaiatuba, na E. E. Camilo Marques de Paula. Participou, novamente, a professora Sonia Castellar, juntamente com Silvia Regina Mascarin, da AGB, e Maria Izabel Azevedo Noronha, da APEOSP, sindicato da qual atualmente é presidenta.

O PRIMEIRO ENCONTRO

Cartaz do 1º Encontro Regional de Ensino de Geografia, realizado em 2000
Cartaz do 1º Encontro Regional de Ensino de Geografia, realizado em 2000

O I Encontro Regional de Ensino de Geografia foi realizado nas manhãs e tardes dos dias 16 de 17 de junho de 2000, sexta e sábado, na Unicamp, como tema O ensino de Geografia no limiar do século XXI. As discussões seguiram três mesas redondas: Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia, com a professora Sonia Castellar, a Profª Drª Sueli Ângelo Furlan, cfcoordenada por Antonio Carlos PinheiroAbordagens da dinâmica da natureza no ensino de Geografia, com o Prof. Dr. Marcos Bernardino de Carvalho (PUC-SP) e o Prof. Dr. Antonio Carlos Vitte (Unicamp), coordenada pelo Prof. Dr. Archimedes Perez Filho (Unicamp), então diretor da AGB-Campinas; e Métodos  e técnicas para o ensino de Geografia, com a Profª Drª Rosângela Doin de Almeida (Unesp-Rio Claro) e a Profª Drª Nídia Nacib Pontuschka (FE-USP), coordenada por Rafael Straforini.

Na noite da sexta, o Prof. Dr. Carlos Walter Porto-Gonçalves (UFF), então presidente da AGB, proferiu conferência, que também foi uma comemoração ao Dia do Geógrafo.

Ao todo, foram oferecidas sete oficinas pedagógicas: 1) Trabalho de campo em Geografia, com o Prof. Dr. Maurício Compiani (IG-Unicamp); 2) Meio ambiente como tema transversal nos PCNs, com o Prof. Dr. Marcos Bernardino de Carvalho; 3) Uso e interpretação de representações gráficas em Geografia, com o Ms. Salvador Carpi Junior, então pesquisador associado do NEPAM; 4) Representação cartográfica no ensino fundamental de Geografia, com a Profª Drª Sonia Vanzella Castellar (FE-USP); 5) Contribuição do ensino de Geografia para o Turismo, com a Profª Drª Maria Tereza Duarte Paes (IG-Unicamp); 6) As novas territorialidades e o ensino de Geografia, com a Profª Msc. Silvia Regina Mascarin (PUC-Campinas); e 7) Elaboração de atlas municipal no ensino de Geografia, com a Profª Drª Rosângela Doin de Almeida (Unesp-Rio Claro).

O SEGUNDO ENCONTRO

Já em 2001, à frente da AGB – Seção Campinas, estavam: Maria Tereza Duarte Paes (diretora), Antonio Carlos Pinheiro (vice-diretor), Rafael Straforini (primeiro secretário), Paulo Ricardo de Brito Soares (segundo secretário), Silvia Regina Mascarin (primeira tesoureira), Rosângela Aparecida Candini (segunda tesoureira), Ricardo Abid Castillo (coordenador de publicações) e Antonio Carlos Vitte (coordenador suplente de publicações). A Comissão de Divulgação era composta por Wendel Henrique e Patrícia S. Silvestre; a Comissão de Estudantes, por Fabiano Guides e Gilberto de Carvalho Soares; a Comissão de Meio Ambiente, por Odair Sonegatti e Salvador Carpi Junior; e a Comissão de Ensino, por Suzue Cristina Kobayashi Pomar.

Cartaz do 2º Encontro Regional de Ensino de Geografia
Cartaz do 2º Encontro Regional de Ensino de Geografia

O II Encontro Regional de Ensino de Geografia, ocorrido em 18 e 19 de agosto de 2001, um sábado e um domingo, na Adunicamp, tinha o tema O espaço geográfico e suas categorias de análise. A mesa de abertura foi composta pela professora Tereza Paes e por Rafael Straforini, então mestrando, que representavam a AGB, e o professor Archimedes Perez Filho, diretor do IG na época. A professora Maria Adélia de Souza, então docente do Departamento de Geografia do IG, proferiu a conferência de abertura com o tema Formação sócio-espacial.

Nas tardes de sábado e domingo, foram realizadas as oficinas pedagógicas: 1) A observação da paisagem no trabalho de campo, com o Prof. Dr. Maurício Compiani (IG-Unicamp); 2)­ Geografia: limites-entraves e possibilidades-utopias, com o Prof. Ms. Nestor André Kaercher (UFRGS); 3) Geografia Política da modernização e fragmentação do território brasileiro, com o Prof. Dr. Márcio Cataia (IG-Unicamp); 4) A categoria lugar no ensino fundamental: uma proposta teórica-metodológica, com o Prof. Rafael Straforini, então professor do CEUNSP; 5) Formação sócio-espacial, com a Profª Ms. María Mónica Arroyo, então pesquisadora no Departamento de Geografia da USP e professora visitante no IG; 6)Território e Cartografia, com a Profª Valéria Cazetta, então mestranda na Unesp-Rio Claro; 7) Organização do Espaço, com a Profª Drª Regina Célia Bega dos Santos (IG/Unicamp).

No domingo, as atividades seguiram com a realização das mesas redondas O Ensino e a Geografia no período técnico-científico-informacional – coordenada pelo professor Márcio Cataia, com a Profª Drª María Laura Silveira, então pesquisadora do Laboplan (FFLCH), e a Profª Drª Samira Peduti Kahil (in memoriam), da Unesp-Rio Claro – e O Ensino e as categorias de análise da Geografia: paisagem, lugar, região e território, coordenada pelo professor Ricardo Castillo, com a Profª Drª Sonia Vanzella Castellar (FE-USP) e o Prof. Dr. Rogério Haesbaert (UFF).

 

A RETOMADA DOS ENCONTROS, DOZE ANOS DEPOIS

Capa dos Anais do III Encontro Regional de Ensino de Geografia — Campinas. Clique para acessar o conteúdo

Em 2013, por iniciativa do professor Rafael Straforini, foi retomada a organização dos Encontros Regionais de Ensino de Geografia de Campinas, com o tema “Práticas educativas em Ensino de Geografia: (re)criando os documentos curriculares”. A abertura foi feita pela Profª Drª Sonia Castellar (USP) na manhã do dia 16 de agosto de 2013, uma sexta-feira. À noite, a mesa-redonda “Documentos Curriculares de Geografia e as práticas docentes” reuniu Heronilda de Alcântara, professora da E. E. Prof. Dr. Norberto de Souza Pinto, e José Eustáquio de Sene (USP). No dia seguinte, pela manhã, foram realizadas as mesas-redondas “Metodologias ativas no ensino de geografia”, com Jerusa Vilhena de Moraes (Unifesp), Márcia Cristina de Oliveira Mello (Unesp-Ourinhos) e Viviane Lousada Cracel (Unicamp), e “As pesquisas no ensino de geografia: relação entre escola e universidade”, com os professores Antonio Carlos Pinheiro (UFPB) e Maurício Compiani (Unicamp).

Na tarde de sexta, foram realizadas seis oficinas pedagógicas: “Ensino, espaço e práticas culturais” (Jefferson Rodrigues de Oliveira); “A educação libertária e a Geografia: Piotr Kropotkin e Elisée Reclus como críticos da Geografia Escolar” (Amir El Hakim de Paula); “Produção de jogos para o ensino de Geografia” (Thiara Vichiato Breda); “A África na Geografia Escolar: algumas proposições” (Rosemberg Ferracini); “O imperialismo antes e depois da independência do Haiti como uma das principais causas de subdesenvolvimento e pobreza” (Ismane Desrosiers) e “‘Outras cartografias’: um percurso da cartografia tradicional à inovadora no ensino escolar de Geografia” (Ederson Costa Briguenti e Vanessa Lessio Diniz). Na tarde de sábado, foram apresentadas as práticas educativas, em seis eixos, todas publicadas nos Anais do III Encontro.

O ENCONTRO DE 2014

O quarto Encontro Regional de Ensino de Geografia teve como tema “Formação de professores de Geografia: políticas e práticas curriculares”. A conferência de abertura foi proferida pelo professor Vanilton Camilo de Souza (UFG), no dia 11 de setembro de 2014. No dia seguinte, pela manhã, foi realizada a mesa-redonda “A escola como práxis na formação do professor de Geografia”, com os professores Guilherme do Val Toledo Prado (Unicamp), Amanda Regina GonçalvesEnio José Serra dos Santos e mediação do mestrando Lucas Ferraz Frauches Carvalho. À noite, com mediação do mestrando Gustavo Teramatsu, foi realizada a mesa-redonda “Licenciatura em Geografia: entre a sujeição aos documentos curriculares e as práticas emancipatórias”, com a participação de João Pedro PezzatoVicente de Paula LeãoVivian Fiori. No sábado, 13 de setembro, ocorreu a mesa-redonda “Estágio supervisionado e a formação do professor de Geografia”, da qual participaram Marcone Denys dos Reis NunesRegina Célia Frigério FerreiraGaetana de Brito Palladino Pereira. A mesa teve mediação do mestrado Gabriel Brasil de Carvalho Pedro.

Capa dos Anais do IV Encontro Regional de Ensino de Geografia — Campinas. Clique para acessar o conteúdo

Foram realizadas sete oficinas pedagógicas, nas tardes de quinta e sexta: “O Google Earth como ferramenta para o estudo do lugar”, com Ana Paula Mateucci Milena e Tadeu Jussani Martins; “Metodologia ativa no ensino de Geografia: Geoideias na sala de aula”, com Érica Rodrigues Soares, Bruna Cristina Gama Campagnuci, July Ane Vilella e Roberto Greco; “Práticas educativas: da África ao afro-brasileiro”, com Rosemberg Ferracini; “A música como recurso didático em Geografia: proposta para o Ensino Fundamental”, com Leonardo José Agostinho; “Por outras geografias! Por outras práticas escolares!”, com Pedro Henrique Oliveira Gomes; “O jogo de xadrez como instrumento didático para o ensino de conceitos de Geografia”, com Ralfe de Souza Medeiros da Silva e “O ensino de rochas e minerais para as séries iniciais da educação básica”, com Raul Reis Amorim.

Os Anais do IV Encontro podem ser acessado ao lado. Estão publicados, na íntegra, os 58 trabalhos apresentados em 8 eixos temáticos durante o evento.