20 de outubro
quinta-feira
21 de outubro
sexta-feira
22 de outubro
sábado
 manhã
9h às 12h
 – Credenciamento
Práticas colaborativas e interdisciplinares na formação docente: contribuições do Prof. Maurício Compiani
com Ederson Costa Briguenti, Míriam Aparecida Bueno e Fernanda Keila Marinho da Silva
As políticas de avaliação e seus reflexos nas práticas curriculares
com Ana Angelita Costa Neves da Rocha, Luana Costa Almeida e Adriano Scalzitti
 tarde
14h às 17h30
 Oficinas pedagógicas Apresentações de trabalhos e práticas educativas
  noite
19h às 22h30
  Credenciamento
Conferência de abertura com Alice Casimiro Lopes
Base Nacional Comum Curricular: novos ou antigos discursos?
com Valéria de Oliveira Roque Ascenção, Alfonso García de la Vega, Gisele Girardi e Murilo do Amaral Lula
 –

Convidados

Conferência de abertura
Políticas curriculares no atual cenário político brasileiro


Centro de Convenções da Unicamp, 20.10.2016, às 19h

AliceCLopesAlice Casimiro Lopes é licenciada em Química pela UERJ (1985), mestra em Filosofia da Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação da FGV (1990) e doutora em Educação pela UFRJ (1996). Atualmente é professora associada da Faculdade de Educação da UERJ. Destaca-se pela produção acadêmica sobre currículo, tema em sobre o que tem orientado pesquisas em nível de pós-graduação, participado de conselhos científicos de periódicos e publicado livros e artigos. Mais informações sobre suas pesquisas estão disponíveis no site Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura.

Mesa-redonda
Práticas colaborativas e interdisciplinares na formação docente: contribuições do Prof. Mauricio Compiani


Auditório da Adunicamp, sexta, 21.10.2016, às 9h

Ederson Costa Briguenti é licenciado (1996) e bacharel (2000) em Geografia pela Unesp, mestre em Geografia pela Unicamp (2004) e doutor em Ciências pela Unicamp (2014), tendo sido orientado pelo prof. Mauricio Compiani na tese “Cartografia e contexto: a linguagem simbólica e as relações cotidianas mediando o ensino de Geografia”. Atualmente leciona na E.E. Prof. Luiz Gonzaga Horta Lisboa, em Campinas, onde supervisiona estudantes do PIBID – Subprojeto Geografia da Unicamp.

Fernanda Keila Marinho da Silva é licenciada em Biologia pela Unicamp (1998), mestra em Geociências (2002) e doutora em Ciências (2009) pela mesma instituição, tendo sido orientada pelo prof. Mauricio Compiani na tese “Rastros e apropriações no Projeto Geociências e a Formação de Professores em Exercício no ensino Fundamental”. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Física, Química e Matemática do Centro de Ciências, Tecnologia e Sustentabilidade da UFSCar – campus Sorocaba e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática da Unicamp.

Míriam Aparecida Bueno é mestra em Geografia pela UFMG (1998) e doutora em Ciências (2009) pela Unicamp, tendo sido orientada pelo prof. Mauricio Compiani na tese “Atlas escolares municipais como uma proposta regional de formação de professores”. Foi docente da Universidade Federal do Acre e atualmente é professora associada no Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás.

.

Mesa-redonda
Base Nacional Comum Curricular: novos ou antigos discursos?

Auditório da Adunicamp, sexta, 21.10.2016, às 19h

Alfonso García de la Vega é doutor em Geografia e mestre em Análise e Gestão da Paisagem e do Território pela Universidad Autónoma de Madrid, onde leciona na Facultad de Formación de Profesorado y Educación. É professor convidado de universidades no Brasil (UnB, UFG, Unijuí, UEPG, UFRRJ, USP), Chile, Portugal e Itália. Suas pesquisas, ligadas ao Redladgeo, estão relacionadas ao currículo e à metodologia no ensino de Geografia e Ciências Sociais.

.

GiseleGirardiGisele Girardi é bacharela (1992) e licenciada (1994) em Geografia pela USP, onde também se formou mestra (1997) e doutora (2003), orientada pela profa. Maria Elena Simielli. Realizou pós-doutorado na Unicamp (2014). Atualmente é professora associada no Departamento de Geografia do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo.

.

.

Valéria de Oliveira Roque Ascenção é graduada em Geografia pela UFMG (1991), é especialista em Metolodogia do Ensino Fundamental e Médio (1999), mestra em Educação (2003) e doutora em Geografia e Análise Ambiental (2009) pela mesma instituição. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais, onde coordena o Grupo de Pesquisa e Ensino em Geografia (GEPEGEO) e o PIBID – Subprojeto Geografia.

.

MuriloALulaMurilo do Amaral Lula é graduado em Geografia pela Unesp (2007) e tem experiência na docência na educação básica. Atualmente leciona na E.E. Profa. Ana Rita Godinho Pousa, em Campinas.

…..

.

Mesa-redonda
As políticas de avaliação e seus reflexos nas práticas curriculares

Auditório da Adunicamp, sábado, 22.10.2016, às 9h

Adriano Scalzitti é graduado em Geografia pela Unesp (1996), especialista em Geografia e Ensino pela Faculdade de Educação São Luís (2006), mestre em Educação pela Univesidade Metodista de Piracicaba (2012) e especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de EaD pela UFF (2015). Possui ampla experiência didática na educação básica. Atualmente leciona no Colégio Objetivo de São Pedro e na E.E. Eduir Benedicto Scarpari, em Piracicaba.

.

Ana Angelita Costa Neves da Rocha é graduada em Geografia pela UERJ (2004), especialista em Históriado Brasil pela UFF (2006), mestra (2008) e doutora (2013) em Educação pela UFRJ, orientada pela professora Carmen Teresa Gabriel. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Didática da Faculdade de Educação na UFRJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, avaliação, formação docente, ensino de geografia e políticas educacionais.

Luana Costa Almeida é pedagoga pela Unicamp (2004), mestra (2008) e doutora (2014) em Educação pela mesma instituição. Fez pós-doutorado no Centro de Estudos da Metrópole (2015). Atualmente é professora doutora do Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação da Unicamp e docente do curso de mestrado da Universidade do Vale do Sapucaí.