Referência
Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia; Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Campinas (orgs.) Anais do 6º Encontro Regional de Ensino de Geografia: Ensinar Geografia com a diferença e com a política. Campinas: IG/Unicamp, 2018.

ISBN: 978-85-85369-20-0

Expediente (contém capa, ficha catalográfica, programação e sumário)
Comissão Organizadora
 PDF
Apresentação
Rafael Straforini, Tânia Semene do Canto, Gustavo Teramatsu
 PDF
12-13
Oficinas Pedagógicas

A MORADIA, A PRODUÇÃO DO ESPAÇO E O ENSINO DE GEOGRAFIA
Sandra de Castro de Azevedo, Tiago Marini Ribeiro, Felipe Moretto Moura e Thais de Cássia Silva Lemos

CRIANDO JOGOS DE SIMULAÇÃO PARA ESTIMULAR O PENSAMENTO ESPACIAL
Thiara Vichiato Breda

AMÉRICA LATINA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA GEOGRAFIA POLÍTICA
Claudio Roberto Ribeiro Martins

METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA: AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E O PAPEL DO PROFESSOR NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Maico Diego Machado

 PDF
14-17

GT 1. Questões Teórico-Metodológicas no Ensino de Geografia

A PRÁTICA DOCENTE: A ATIVIDADE COMO CONSTRUCTO DO SABER DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
José Gilberto De Souza, Paula Cristiane Strina Juliasz
PDF
18-29
MOSTRA CIENTÍFICA APLICADA AO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Tânia Jesus Santos, Fábio Carvalho Nunes e Marcos Antonio Santos dos Santos
 PDF
30-40
ASPECTOS DA PROPOSTA DIDÁTICA DE AZIZ NACIB AB’SÁBER CONTIDA NO “PROJETO BRASILEIRO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA“ (1975)
Thiago José De Oliveira e Márcia Cristina De Oliveira Mello
 PDF
41-53

GT 2. Formação de Professores de Geografia

REFLEXÕES SOBRE O USO DE NARRATIVAS DIGITAIS COMO RECURSO FORMATIVO NO ESTÁGIO EM GEOGRAFIA
Danilo Carneiro Valente e Danilo dos Santos Depieri da Rocha
 PDF
54-61
O PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DOCENTE E SUA ESPACIALIZAÇÃO NO BRASIL
Debora Cristina Vieira de Simas
 PDF
62-74
A QUESTÃO DA TERRA NO BRASIL: UM DEBATE NO GRUPO DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA
Fabiana Bardela Lopes, Marcos Zacarias Farhat Junior e Wellington Donizeti Strabello
 PDF
75-84
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE PESQUISA: OS CONCEITOS DE LUGAR E TERRITÓRIO NA ANÁLISE DO COTIDIANO ESCOLAR
Jéssica Danielle Ferreira do Amaral
 PDF
85-94
PIERRE MONBEIG, AROLDO DE AZEVEDO E MARIA CONCEIÇÃO VICENTE DE CARVALHO PROPONDO O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA DA ESCOLA SECUNDÁRIA (1935)
João Luiz Cuani Junior e Márcia Cristina de Oliveira Mello
 PDF
95-106
OS PRIMEIROS PROFESSORES DE GEOGRAFIA FORMADOS NA USP (1934-1960)
Márcia Cristina de Oliveira Mello e Geyce Iris Goering Maia
 PDF
107-114

GT 3. Identidade, Cultura e Ensino de Geografia

AS GEOGRAFIAS DA SALA DE AULA: ENSINANDO E APRENDENDO COM OS ITANS
Denise David Caxias e Júlio Guills Mattos dos Santos
 PDF
115-125
POSSO TE CHAMAR DE PRINCESA? SITUAÇÃO DAS MULHERES EM CONTOS DE FADA E A ARTE PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
Felipe Costa Aguiar e Antonio Bernardes
 PDF
126-137
INTERDISCIPLINARIDADE: UMA PRÁTICA PARA A COMPREENSÃO DA QUESTÃO INDÍGENA
Iara Leme Russo Cury, Maria Isabel d’ Andrade de Sousa Moniz e José Gilberto de Souza
 PDF
138-149
A ABORDAGEM MULTICULTURAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: FEIRA CULTURAL COMO PRÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Raquel Figueira Bastos
 PDF
150-162

GT 4. Currículo, Políticas Educacionais e Ensino de Geografia

EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO: REFLEXÕES SOBRE O CADERNO DO ALUNO UTILIZADO COMO MATERIAL DIDÁTICO
Bismarc Pereira de Souza Teixeira
 PDF
163-171
ESTUDO E ANÁLISE DA BNCC: AS PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA
Clayton José Budin, Acácia Aparecida da Silva, Alexandre José Del Acqua e José Cícero Alves
 PDF
172-180
AS ESCOLAS RURAIS, AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A REALIDADE DO CAMPO
Felipe Moretto Moura e Sandra de Castro de Azevedo
 PDF
181-193
O ENSINO DE CLIMATOLOGIA SOB UMA ABORDAGEM DINÂMICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE DOCUMENTOS EDUCACIONAIS NORMATIVOS
Antonio Carlos Oscar Junior e Larissa Romana de Oliveira Araujo
 PDF
194-202
FORMAÇÃO DOCENTE PARA ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE A MATRIZ CURRICULAR DO CURSO NORMAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Larissa Romana de Oliveira Araujo e Nilton Abranches Junior
 PDF
203-210
A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ANTROPOCENO NO ENSINO MÉDIO: ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR ENTRE GEOGRAFIA E BIOLOGIA
Murilo do Amaral Lula e Renata Chagas Virgili
 PDF
211-218
A INCLUSÃO ESCOLAR: DAS POLÍTICAS A REALIDADE DA TELESSALA
Thaís de Cássia Silva Lemos
 PDF
219-229

GT 5. Recursos Didáticos e Práticas Pedagógicas no Ensino de Geografia

UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID DE GEOGRAFIA: TERCEIRIZAÇÃO TRABALHISTA, E AGORA JOSÉ?
Demile Andrade Teixeira
 PDF
230-236
FORMAÇÃO POR PROJETOS EM NÍVEL SUPERIOR: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DA DISCIPLINA DE ANÁLISE DA INFORMAÇÃO SOCIOESPACIAL
Francielly Naves Fagundes, José Gilberto de Souza
 PDF
237-248
PRÁTICA DE ENSINO SOBRE A PAISAGEM EM REGIÃO DE FRONTEIRA AGRÍCOLA AMAZÔNICA: ASPECTOS ESTRUTURAIS E SUBJETIVOS
João Vitor Gobis Verges, Anderson Marioto e Nivea Massaretto Verges
 PDF
249-255
O TRABALHO DE CAMPO COMO PROMOTOR DE UMA EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO CONTEXTUALIZADOS E PARTICIP(ATIVOS): O CASO DA E.E. DR. NEWTON OPPERMANN, CAMPINAS (SP)
Joseane Carina Borges de Carvalho e Maurício Compiani
 PDF
256-267
AS IMAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
José Vitor Rossi Souza
 PDF
268-279
CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM GEOGRAFIA E O ESTUDO DO MEIO: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA FEITA NO BOSQUE MUNICIPAL FÁBIO BARRETO – RIBEIRÃO PRETO/SP
Odair Ribeiro de Carvalho Filho
 PDF
280-291
“A TORRE ME PROTEGE! ”: O JOGO DE XADREZ E O MAPA MENTAL
Ralfe de Souza Medeiros da Silva
 PDF
292-302
“POR QUE EU TENHO QUE TRABALHAR LATERALIDADE?”: REFLEXÕES SOBRE A CARTOGRAFIA ESCOLAR BRASILEIRA
Thiara Vichiato Breda
 PDF
303-316
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA
Isa Ribeiro Pessanha
 PDF
317-324
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: POSSIBILIDADES E PROPOSTAS
Victor Hugo da Silva Nerys e Anniele Sarah Ferreira Freitas
 PDF
325-333
PIBID GEOGRAFIA E A INTERDISCIPLINARIDADE COM A EDUCAÇÃO FÍSICA: JOGAR HANDEBOL E APRENDER CARTOGRAFIA
Wesley Erasmo Alves Boitrago, Pedro Henrique Maia de Carvalho e Cristiane Ribeiro Azevedo
 PDF
334-343
ATIVIDADE ÁLBUM DE FAMÍLIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PRIMEIRAS IMPRESSÕES DE UM PROJETO EM CONSTRUÇÃO
Deborah da Costa Fontenelle
 PDF
345-353

Leia os Anais!