Referência
Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia; Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Campinas (orgs.) Anais do 6º Encontro Regional de Ensino de Geografia: Ensinar Geografia com a diferença e com a política. Campinas: IG/Unicamp, 2018.
ISBN: 978-85-85369-20-0
Expediente (contém capa, ficha catalográfica, programação e sumário) Comissão Organizadora |
|
Apresentação Rafael Straforini, Tânia Semene do Canto, Gustavo Teramatsu |
PDF 12-13 |
Oficinas Pedagógicas
A MORADIA, A PRODUÇÃO DO ESPAÇO E O ENSINO DE GEOGRAFIA CRIANDO JOGOS DE SIMULAÇÃO PARA ESTIMULAR O PENSAMENTO ESPACIAL AMÉRICA LATINA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA GEOGRAFIA POLÍTICA METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA: AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E O PAPEL DO PROFESSOR NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
PDF 14-17 |
GT 1. Questões Teórico-Metodológicas no Ensino de Geografia
A PRÁTICA DOCENTE: A ATIVIDADE COMO CONSTRUCTO DO SABER DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA José Gilberto De Souza, Paula Cristiane Strina Juliasz |
PDF 18-29 |
MOSTRA CIENTÍFICA APLICADA AO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Tânia Jesus Santos, Fábio Carvalho Nunes e Marcos Antonio Santos dos Santos |
PDF 30-40 |
ASPECTOS DA PROPOSTA DIDÁTICA DE AZIZ NACIB AB’SÁBER CONTIDA NO “PROJETO BRASILEIRO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA“ (1975) Thiago José De Oliveira e Márcia Cristina De Oliveira Mello |
PDF 41-53 |
GT 2. Formação de Professores de Geografia
REFLEXÕES SOBRE O USO DE NARRATIVAS DIGITAIS COMO RECURSO FORMATIVO NO ESTÁGIO EM GEOGRAFIA Danilo Carneiro Valente e Danilo dos Santos Depieri da Rocha |
PDF 54-61 |
O PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DOCENTE E SUA ESPACIALIZAÇÃO NO BRASIL Debora Cristina Vieira de Simas |
PDF 62-74 |
A QUESTÃO DA TERRA NO BRASIL: UM DEBATE NO GRUPO DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA Fabiana Bardela Lopes, Marcos Zacarias Farhat Junior e Wellington Donizeti Strabello |
PDF 75-84 |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE PESQUISA: OS CONCEITOS DE LUGAR E TERRITÓRIO NA ANÁLISE DO COTIDIANO ESCOLAR Jéssica Danielle Ferreira do Amaral |
PDF 85-94 |
PIERRE MONBEIG, AROLDO DE AZEVEDO E MARIA CONCEIÇÃO VICENTE DE CARVALHO PROPONDO O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA DA ESCOLA SECUNDÁRIA (1935) João Luiz Cuani Junior e Márcia Cristina de Oliveira Mello |
PDF 95-106 |
OS PRIMEIROS PROFESSORES DE GEOGRAFIA FORMADOS NA USP (1934-1960) Márcia Cristina de Oliveira Mello e Geyce Iris Goering Maia |
PDF 107-114 |
GT 3. Identidade, Cultura e Ensino de Geografia
AS GEOGRAFIAS DA SALA DE AULA: ENSINANDO E APRENDENDO COM OS ITANS Denise David Caxias e Júlio Guills Mattos dos Santos |
PDF 115-125 |
POSSO TE CHAMAR DE PRINCESA? SITUAÇÃO DAS MULHERES EM CONTOS DE FADA E A ARTE PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA Felipe Costa Aguiar e Antonio Bernardes |
PDF 126-137 |
INTERDISCIPLINARIDADE: UMA PRÁTICA PARA A COMPREENSÃO DA QUESTÃO INDÍGENA Iara Leme Russo Cury, Maria Isabel d’ Andrade de Sousa Moniz e José Gilberto de Souza |
PDF 138-149 |
A ABORDAGEM MULTICULTURAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: FEIRA CULTURAL COMO PRÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Raquel Figueira Bastos |
PDF 150-162 |
GT 4. Currículo, Políticas Educacionais e Ensino de Geografia
EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO: REFLEXÕES SOBRE O CADERNO DO ALUNO UTILIZADO COMO MATERIAL DIDÁTICO Bismarc Pereira de Souza Teixeira |
PDF 163-171 |
ESTUDO E ANÁLISE DA BNCC: AS PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA Clayton José Budin, Acácia Aparecida da Silva, Alexandre José Del Acqua e José Cícero Alves |
PDF 172-180 |
AS ESCOLAS RURAIS, AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A REALIDADE DO CAMPO Felipe Moretto Moura e Sandra de Castro de Azevedo |
PDF 181-193 |
O ENSINO DE CLIMATOLOGIA SOB UMA ABORDAGEM DINÂMICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE DOCUMENTOS EDUCACIONAIS NORMATIVOS Antonio Carlos Oscar Junior e Larissa Romana de Oliveira Araujo |
PDF 194-202 |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE A MATRIZ CURRICULAR DO CURSO NORMAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Larissa Romana de Oliveira Araujo e Nilton Abranches Junior |
PDF 203-210 |
A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ANTROPOCENO NO ENSINO MÉDIO: ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR ENTRE GEOGRAFIA E BIOLOGIA Murilo do Amaral Lula e Renata Chagas Virgili |
PDF 211-218 |
A INCLUSÃO ESCOLAR: DAS POLÍTICAS A REALIDADE DA TELESSALA Thaís de Cássia Silva Lemos |
PDF 219-229 |
GT 5. Recursos Didáticos e Práticas Pedagógicas no Ensino de Geografia
UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID DE GEOGRAFIA: TERCEIRIZAÇÃO TRABALHISTA, E AGORA JOSÉ? Demile Andrade Teixeira |
PDF 230-236 |
FORMAÇÃO POR PROJETOS EM NÍVEL SUPERIOR: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DA DISCIPLINA DE ANÁLISE DA INFORMAÇÃO SOCIOESPACIAL Francielly Naves Fagundes, José Gilberto de Souza |
PDF 237-248 |
PRÁTICA DE ENSINO SOBRE A PAISAGEM EM REGIÃO DE FRONTEIRA AGRÍCOLA AMAZÔNICA: ASPECTOS ESTRUTURAIS E SUBJETIVOS João Vitor Gobis Verges, Anderson Marioto e Nivea Massaretto Verges |
PDF 249-255 |
O TRABALHO DE CAMPO COMO PROMOTOR DE UMA EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO CONTEXTUALIZADOS E PARTICIP(ATIVOS): O CASO DA E.E. DR. NEWTON OPPERMANN, CAMPINAS (SP) Joseane Carina Borges de Carvalho e Maurício Compiani |
PDF 256-267 |
AS IMAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS José Vitor Rossi Souza |
PDF 268-279 |
CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM GEOGRAFIA E O ESTUDO DO MEIO: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA FEITA NO BOSQUE MUNICIPAL FÁBIO BARRETO – RIBEIRÃO PRETO/SP Odair Ribeiro de Carvalho Filho |
PDF 280-291 |
“A TORRE ME PROTEGE! ”: O JOGO DE XADREZ E O MAPA MENTAL Ralfe de Souza Medeiros da Silva |
PDF 292-302 |
“POR QUE EU TENHO QUE TRABALHAR LATERALIDADE?”: REFLEXÕES SOBRE A CARTOGRAFIA ESCOLAR BRASILEIRA Thiara Vichiato Breda |
PDF 303-316 |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA Isa Ribeiro Pessanha |
PDF 317-324 |
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: POSSIBILIDADES E PROPOSTAS Victor Hugo da Silva Nerys e Anniele Sarah Ferreira Freitas |
PDF 325-333 |
PIBID GEOGRAFIA E A INTERDISCIPLINARIDADE COM A EDUCAÇÃO FÍSICA: JOGAR HANDEBOL E APRENDER CARTOGRAFIA Wesley Erasmo Alves Boitrago, Pedro Henrique Maia de Carvalho e Cristiane Ribeiro Azevedo |
PDF 334-343 |
ATIVIDADE ÁLBUM DE FAMÍLIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PRIMEIRAS IMPRESSÕES DE UM PROJETO EM CONSTRUÇÃO Deborah da Costa Fontenelle |
PDF 345-353 |