2000 2001 2013 2014 2016

Tudo tem um início: os Fóruns de 98 e 99

Em 1998 e 1999, a AGB-Campinas realizou os Fóruns Regionais de Educação. O primeiro ocorreu na tarde de 28 de novembro de 1998, na sede da AGB, localizada então no número 1856 Rua Doutor Quirino, no Centro de Campinas, e teve o tema A AGB, os Parâmetros e Diretrizes Curriculares Nacionais e o Ensino de Geografia. Participaram, na condição de debatedores, Sonia Maria Vanzella Castellar, Luis Fernando de Freitas Camargo e Núria Hanglei Cacete, então membros da Comissão Nacional de Ensino da AGB.

O segundo Fórum, realizado meses depois, marcando o aniversário de dez anos da AGB-Campinas, em 27 de março de 1999, aconteceu em Indaiatuba, na E. E. Camilo Marques de Paula. Participou, novamente, a professora Sonia Maria Vanzella Castellar, juntamente com Silvia Regina Mascarin, da AGB-Campinas, e Maria Izabel Azevedo Noronha, a Bebel da APEOSP, o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, da qual é presidenta há muitos e muitos anos.

O primeiro Encontro

Cartaz do 1º Encontro Regional de Ensino de Geografia, realizado em 2000

O I Encontro Regional de Ensino de Geografia foi realizado nas manhãs e tardes dos dias 16 de 17 de junho de 2000, sexta e sábado, na Universidade Estadual de Campinas, como tema O ensino de Geografia no limiar do século XXI.

As discussões seguiram três mesas redondas: Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia, com a professora Sonia Castellar, a Profª Drª Sueli Ângelo Furlan, coordenada por Antonio Carlos PinheiroAbordagens da dinâmica da natureza no ensino de Geografia, com o Prof. Dr. Marcos Bernardino de Carvalho (PUC-SP) e o Prof. Dr. Antonio Carlos Vitte (Unicamp), coordenada pelo Prof. Dr. Archimedes Perez Filho (Unicamp), então diretor da AGB-Campinas; e Métodos e técnicas para o ensino de Geografia, com a Profª Drª Rosângela Doin de Almeida (Unesp-Rio Claro) e a Profª Drª Nídia Nacib Pontuschka (FE-USP), coordenada por Rafael Straforini.

Na noite da sexta, o Prof. Dr. Carlos Walter Porto-Gonçalves (UFF), então presidente da AGB, proferiu conferência, que também foi uma comemoração ao Dia do Geógrafo.

Ao todo, foram oferecidas sete oficinas pedagógicas:

  1. Trabalho de campo em Geografia, com o Prof. Dr. Maurício Compiani (IG-Unicamp);
  2. Meio ambiente como tema transversal nos PCNs, com o Prof. Dr. Marcos Bernardino de Carvalho;
  3. Uso e interpretação de representações gráficas em Geografia, com o Ms. Salvador Carpi Junior, então pesquisador associado do NEPAM;
  4. Representação cartográfica no ensino fundamental de Geografia, com a Profª Drª Sonia Maria Vanzella Castellar (FE-USP);
  5. Contribuição do ensino de Geografia para o Turismo, com a Profª Drª Maria Tereza Duarte Paes (IG-Unicamp);
  6. As novas territorialidades e o ensino de Geografia, com a Profª Msc. Silvia Regina Mascarin (PUC-Campinas); e
  7. Elaboração de atlas municipal no ensino de Geografia, com a Profª Drª Rosângela Doin de Almeida (Unesp-Rio Claro).
vamos para 2001

Leia os Anais!