A Comissão Científica informa que os seguintes trabalhos foram aprovados para apresentação no dia 20 de outubro de 2018, no Instituto de Geociências da Unicamp.
Até o fim da semana serão enviadas, individualmente, as cartas de aceite e os pareceres dos trabalhos.
Os autores devem agora, inscrever-se neste formulário (caso ainda não o tenham feito) e se atentar aos prazos de pagamento.
Campinas, 21 de agosto de 2018
AUTOR(ES) | TÍTULO DO TRABALHO |
Bismarc Pereira de Souza Teixeira | EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO: REFLEXÕES SOBRE O CADERNO DO ALUNO UTILIZADO COMO MATERIAL DIDÁTICO |
Brunna D`Luise Turato Lotti Alves | LITERATURA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: ESTUDO DE CASO DE DUAS OBRAS DE MONTEIRO LOBATO |
Clayton José Budin; Acácia Aparecida da Silva; Alexandre José Del Acqua; José Cícero Alves | ESTUDO E ANÁLISE DA BNCC: AS PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA |
Danilo Carneiro Valente; Danilo dos Santos Depieri da Rocha | REFLEXÕES SOBRE O USO DE NARRATIVAS DIGITAIS COMO RECURSO FORMATIVO NO ESTÁGIO EM GEOGRAFIA |
Debora Cristina Vieira de Simas | O PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DOCENTE E SUA ESPACIALIZAÇÃO NO BRASIL |
Deborah da Costa Fontenelle | ATIVIDADE ÁLBUM DE FAMÍLIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PRIMEIRAS IMPRESSÕES DE UM PROJETO EM CONSTRUÇÃO |
Demile Andrade Teixeira | UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID DE GEOGRAFIA: TERCEIRIZAÇÃO TRABALHISTA, E AGORA JOSÉ? |
Denise David Caxias; Júlio Guills Mattos dos Santos | AS GEOGRAFIAS DA SALA DE AULA: ENSINANDO E APRENDENDO COM OS ITANS |
Fabiana Bardela Lopes; Marcos Z. Farhat Jr.; Wellington D. Strabello | A QUESTÃO DA TERRA NO BRASIL: UM DEBATE NO GRUPO DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA |
Fabrício Sampaio Gaspar; Luana Denise Castro da Silva; Izaura Cristina Nunes Pereira | A CARTOGRAFIA TÁTIL COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DA ESCOLA DOM TIAGO RYAN NO MUNICIPIO DE SANTARÉM (PA). |
Fátima Aparecida da Silva Faria Galvão dos Santos; Erik Arnando Queiroz | ESTUDO DO MEIO – ELETIVA – OLHARES: ESPAÇOS URBANOS |
Felipe Costa Aguiar; Antonio Bernardes | POSSO TE CHAMAR DE PRINCESA? SITUAÇÃO DAS MULHERES EM CONTOS DE FADA E A ARTE PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA |
Felipe Moretto Moura; Sandra de Castro de Azevedo | AS ESCOLAS RURAIS, AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A REALIDADE DO CAMPO |
Francielly Naves Fagundes | FORMAÇÃO POR PROJETOS EM NÍVEL SUPERIOR: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DA DISCIPLINA DE ANÁLISE DA INFORMAÇÃO SOCIOESPACIAL |
Hilton Marcos Costa Da Silva Junior | GEOGRAFIA ESCOLAR: DISCUSSÕES SOBRE A IDENTIDADE DISCIPLINAR E SOBRE A CONDIÇÃO ESPACIAL DA PRÁTICA DOCENTE |
Iara Leme Russo Cury; Maria Isabel d’ Andrade S. Moniz; José Gilberto de Souza | INTERDISCIPLINARIDADE: UMA PRÁTICA PARA A COMPREENSÃO DA QUESTÃO INDÍGENA |
Isa Ribeiro Pessanha | A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA |
Jéssica Danielle Ferreira do Amaral | O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE PESQUISA: OS CONCEITOS DE LUGAR E TERRITÓRIO NA ANÁLISE DO COTIDIANO ESCOLAR |
João Luiz Cuani Junior; Márcia Cristina de Oliveira Mello | PIERRE MONBEIG, AROLDO DE AZEVEDO E MARIA CONCEIÇÃO VICENTE DE CARVALHO PROPONDO O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA DA ESCOLA SECUNDÁRIA (1935) |
João Vitor Gobis Verges; Anderson Marioto; Nivea Massaretto Verges | PRÁTICA DE ENSINO SOBRE A PAISAGEM EM REGIÃO DE FRONTEIRA AGRÍCOLA AMAZÔNICA: ASPECTOS ESTRUTURAIS E SUBJETIVOS |
José Eduardo França dos Anjos | TEMPO E CLIMA: ESTUDOS PARA PRODUÇÃO DE EXPERIMENTOS COM APARELHOS ARTESANAIS PARA PREVISÃO DO TEMPO NA FEIRA DE CIÊNCIAS |
José Gilberto de Souza; Paula Cristiane Strina Julias | A PRÁTICA DOCENTE: A ATIVIDADE COMO CONSTRUCTO DO SABER DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA |
Joseane Carina Borges de Carvalho;Maurício Compiani | O TRABALHO DE CAMPO COMO PROMOTOR DE UMA EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO CONTEXTUALIZADOS E PARTICIP(ATIVOS): O CASO DA E.E. DR. NEWTON OPPERMANN, CAMPINAS (SP) |
Karen Rieti Litholdo; Beatriz Magalhães; Maria Bernadete Sarti da Silva Carvalho | PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR |
Larissa Romana de Oliveira Araujo; Nilton Abranches Junior | FORMAÇÃO DOCENTE PARA ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE A MATRIZ CURRICULAR DO CURSO NORMAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. |
Larissa Romana de Oliveira Araujo;Antonio Carlos Oscar Junior | O ENSINO DE CLIMATOLOGIA SOB UMA ABORDAGEM DINÂMICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE DOCUMENTOS EDUCACIONAIS NORMATIVOS |
Márcia Cristina de Oliveira Mello; Geyce Iris Goering Maia | OS PRIMEIROS PROFESSORES DE GEOGRAFIA FORMADOS NA USP(1934-1960) |
Mônica Hellen Ribeiro Cardoso | FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O INCENTIVO A PRATICA DOCENTE ATRAVES DA MUSICALIZAÇÃO DA GEOGRAFIA |
Murilo do Amaral Lula; Renata Chagas Virgili | A CONTRUÇÃO DO CONCEITO DE ANTROPOCENO NO ENSINO MÉDIO: ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR ENTRE GEOGRAFIA E BIOLOGIA |
Odair Ribeiro de Carvalho Filho | CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM GEOGRAFIA E O ESTUDO DO MEIO: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA FEITA NO BOSQUE MUNICIPAL FÁBIO BARRETO – RIBEIRÃO PRETO/SP |
Ralfe de Souza Medeiros da Silva | “A TORRE ME PROTEGE! ”: O JOGO DE XADREZ E O MAPA MENTAL |
Raquel Figueira Bastos | A ABORDAGEM MULTICULTURAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: FEIRA CULTURAL COMO PRÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
Tânia Jesus Santos; Fábio Carvalho Nunes; Marcos Antonio Santos dos Santos | MOSTRA CÍENTÍFICA APLICADA AO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Thaís de Cássia Silva Lemos | A INCLUSÃO ESCOLAR: DAS POLÍTICAS A REALIDADE DA TELESSALA |
Thiago José de Oliveira; Márcia Cristina de Oliveira Mello | ASPECTOS DA PROPOSTA DIDÁTICA DE AZIZ NACIB AB’SÁBER CONTIDA NO “PROJETO BRASILEIRO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA“ (1975) |
Thiara Vichiato Breda | “POR QUE EU TENHO QUE TRABALHAR LATERALIDADE?”: REFLEXÕES SOBRE A CARTOGRAFIA ESCOLAR BRASILEIRA |
Victor Hugo da Silva Nerys; Anniele Sarah Ferreira Freitas | HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: POSSIBILIDADES E PROPOSTAS |
Viviane Caetano Ferreira Gomes | ENSINO DE GEOGRAFIA, QUESTÃO AMBIENTAL E MÍDIA: ENCONTROS E CONFRONTOS A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA COM A TÉCNICA DO GRUPO FOCAL |
Viviane Gomes de Araújo; Jeovanes Lisboa da Silva Filho; Salvador Carpi Junior | MAPEAMENTO AMBIENTAL PARTICIPATIVO APLICADO AO ENSINO BÁSICO NAS ESCOLAS DE CAMPINAS (SP) |
Wesley Erasmo Alves Boitrago; Pedro Henrique Maia de Carvalho; Cristiane Ribeiro Azevedo | PIBID GEOGRAFIA E A INTERDISCIPLINARIDADE COM AEDUCAÇÃO FÍSICA: JOGAR HANDBOL E APRENDER CARTOGRAFIA. |