Diretrizes para os autores
As apresentações ocorrerão na manhã (8h30 às 10h30) e na tarde (14h às 16h30) de sábado, dia 20 de outubro.
O tempo para apresentação (de 10 a 20 minutos) estará relacionado ao número de trabalhos em cada GT, bem como o tempo destinado para os debates, dependendo da definição junto aos Coordenadores de cada GT.
Não temos horário ou ordem de apresentação previamente definidos. Esta deverá ser definida coletivamente no início das atividades em cada GT, por isso a importância de todos os autores estarem presentes nos dois períodos.
Os trabalhos poderão ser expostos com auxílio de uma apresentação em PowerPoint. Recomendamos que além da apresentação salva em .ppt, o arquivo seja também salvo no formato PDF, caso haja algum imprevisto.
Solicitamos aos autores que busquem sistematizar suas apresentações de forma concisa e direta, de modo a não exceder o tempo disponível para apresentação.
Desejamos a todos um ótimo e produtivo evento e nos vemos em breve!
Comissão Científica
SALA 213 | GT 1: QUESTÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA | |
Coordenadores: Paula Cristiane Strina Juliasz e Wander Guilherme Rocha Carvalho | |
AUTOR(ES) | TÍTULO DO TRABALHO |
Hilton Marcos Costa da Silva Junior
|
GEOGRAFIA ESCOLAR: DISCUSSÕES SOBRE A IDENTIDADE DISCIPLINAR E SOBRE A CONDIÇÃO ESPACIAL DA PRÁTICA DOCENTE |
José Gilberto De Souza; Paula Cristiane Strina Juliasz
|
A PRÁTICA DOCENTE: A ATIVIDADE COMO CONSTRUCTO DO SABER DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA |
Tânia Jesus Santos; Fábio Carvalho Nunes; Marcos Antonio Santos Dos Santos | MOSTRA CÍENTÍFICA APLICADA AO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Thiago José De Oliveira; Márcia Cristina De Oliveira Mello | ASPECTOS DA PROPOSTA DIDÁTICA DE AZIZ NACIB AB’SÁBER CONTIDA NO “PROJETO BRASILEIRO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA“ (1975) |
Viviane Caetano Ferreira Gomes | ENSINO DE GEOGRAFIA, QUESTÃO AMBIENTAL E MÍDIA: ENCONTROS E CONFRONTOS A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA COM A TÉCNICA DO GRUPO FOCAL |
Viviane Gomes De Araújo; Jeovanes Lisboa da Silva Filho; Salvador Carpi Junior
|
MAPEAMENTO AMBIENTAL PARTICIPATIVO APLICADO AO ENSINO BÁSICO NAS ESCOLAS DE CAMPINAS (SP) |
SALA 215 | GT 2: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA | |
Coordenadores: Linovaldo Miranda Lemos e Gabriela Fernandes Jordão | |
AUTOR(ES) | TÍTULO DO TRABALHO |
Danilo Carneiro Valente; Danilo dos Santos Depieri da Rocha | REFLEXÕES SOBRE O USO DE NARRATIVAS DIGITAIS COMO RECURSO FORMATIVO NO ESTÁGIO EM GEOGRAFIA |
Debora Cristina Vieira de Simas | O PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DOCENTE E SUA ESPACIALIZAÇÃO NO BRASIL |
Fabiana Bardela Lopes; Marcos Z. Farhat Jr.; Wellington D. Strabello | A QUESTÃO DA TERRA NO BRASIL: UM DEBATE NO GRUPO DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA |
Jéssica Danielle Ferreira do Amaral | O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE PESQUISA: OS CONCEITOS DE LUGAR E TERRITÓRIO NA ANÁLISE DO COTIDIANO ESCOLAR |
João Luiz Cuani Junior; Márcia Cristina de Oliveira Mello | PIERRE MONBEIG, AROLDO DE AZEVEDO E MARIA CONCEIÇÃO VICENTE DE CARVALHO PROPONDO O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA DA ESCOLA SECUNDÁRIA (1935) |
Karen Rieti Litholdo; Beatriz Magalhães; Maria Bernadete Sarti da Silva Carvalho | PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR |
Márcia Cristina de Oliveira Mello; Geyce Iris Goering Maia | OS PRIMEIROS PROFESSORES DE GEOGRAFIA FORMADOS NA USP(1934-1960) |
Mônica Hellen Ribeiro Cardoso | FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O INCENTIVO A PRATICA DOCENTE ATRAVÉS DA MUSICALIZAÇÃO DA GEOGRAFIA |
SALA 217 | GT 3: IDENTIDADE, CULTURA E ENSINO DE GEOGRAFIA | |
Coordenadores: Carolina Machado Rocha Busch Pereira e Ivaneide Silva dos Santos | |
AUTOR(ES) | TÍTULO DO TRABALHO |
Brunna D`Luise Turato Lotti Alves | LITERATURA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: ESTUDO DE CASO DE DUAS OBRAS DE MONTEIRO LOBATO |
Denise David Caxias; Júlio Guills Mattos dos Santos | AS GEOGRAFIAS DA SALA DE AULA: ENSINANDO E APRENDENDO COM OS ITANS |
Felipe Costa Aguiar; Antonio Bernardes | POSSO TE CHAMAR DE PRINCESA? SITUAÇÃO DAS MULHERES EM CONTOS DE FADA E A ARTE PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA |
Iara Leme Russo Cury; Maria Isabel d’ Andrade S. Moniz; José Gilberto de Souza | INTERDISCIPLINARIDADE: UMA PRÁTICA PARA A COMPREENSÃO DA QUESTÃO INDÍGENA |
Raquel Figueira Bastos | A ABORDAGEM MULTICULTURAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: FEIRA CULTURAL COMO PRÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
SALA 218 | GT 4: CURRÍCULO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ENSINO DE GEOGRAFIA | |
Coordenadores: Marcone Denys dos Reis Nunes e Thiago Manhães Cabral | |
AUTOR(ES) | TÍTULO DO TRABALHO |
Bismarc Pereira de Souza Teixeira | EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO: REFLEXÕES SOBRE O CADERNO DO ALUNO UTILIZADO COMO MATERIAL DIDÁTICO |
Clayton José Budin; Acácia Aparecida da Silva; Alexandre José Del Acqua; José Cícero Alves | ESTUDO E ANÁLISE DA BNCC: AS PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA |
Felipe Moretto Moura; Sandra de Castro de Azevedo | AS ESCOLAS RURAIS, AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A REALIDADE DO CAMPO |
Larissa Romana de Oliveira Araujo; Antonio Carlos Oscar Junior | O ENSINO DE CLIMATOLOGIA SOB UMA ABORDAGEM DINÂMICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE DOCUMENTOS EDUCACIONAIS NORMATIVOS |
Larissa Romana de Oliveira Araujo; Nilton Abranches Junior | FORMAÇÃO DOCENTE PARA ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE A MATRIZ CURRICULAR DO CURSO NORMAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. |
Murilo do Amaral Lula; Renata Chagas Virgili | A CONTRUÇÃO DO CONCEITO DE ANTROPOCENO NO ENSINO MÉDIO: ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR ENTRE GEOGRAFIA E BIOLOGIA |
Thaís de Cássia Silva Lemos | A INCLUSÃO ESCOLAR: DAS POLÍTICAS A REALIDADE DA TELESSALA |
SALA 211 | GT 5 – A : RECURSOS DIDÁTICOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA | |
Coordenadoras: Thiara Vichiato Breda e Vanessa Lessio Diniz | |
AUTOR(ES) | TÍTULO DO TRABALHO |
Demile Andrade Teixeira | UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID DE GEOGRAFIA: TERCEIRIZAÇÃO TRABALHISTA, E AGORA JOSÉ? |
Francielly Naves Fagundes | FORMAÇÃO POR PROJETOS EM NÍVEL SUPERIOR: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DA DISCIPLINA DE ANÁLISE DA INFORMAÇÃO SOCIOESPACIAL |
João Vitor Gobis Verges; Anderson Marioto; Nivea Massaretto Verges | PRÁTICA DE ENSINO SOBRE A PAISAGEM EM REGIÃO DE FRONTEIRA AGRÍCOLA AMAZÔNICA: ASPECTOS ESTRUTURAIS E SUBJETIVOS |
Joseane Carina Borges de Carvalho; Maurício Compiani
|
O TRABALHO DE CAMPO COMO PROMOTOR DE UMA EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO CONTEXTUALIZADOS E PARTICIP(ATIVOS): O CASO DA E.E. DR. NEWTON OPPERMANN, CAMPINAS (SP) |
José Vitor Rossi Souza | AS IMAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS |
Odair Ribeiro de Carvalho Filho | CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM GEOGRAFIA E O ESTUDO DO MEIO: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA FEITA NO BOSQUE MUNICIPAL FÁBIO BARRETO – RIBEIRÃO PRETO/SP |
Ralfe de Souza Medeiros da Silva | “A TORRE ME PROTEGE! ”: O JOGO DE XADREZ E O MAPA MENTAL |
Thiara Vichiato Breda | “POR QUE EU TENHO QUE TRABALHAR LATERALIDADE?”: REFLEXÕES SOBRE A CARTOGRAFIA ESCOLAR BRASILEIRA |
SALA 212 | GT 5 – B : RECURSOS DIDÁTICOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA | |
Coordenadores: Ederson Costa Briguenti e José Augusto Faria de Araújo | |
AUTOR(ES) | TÍTULO DO TRABALHO |
Deborah da Costa Fontenelle | ATIVIDADE ÁLBUM DE FAMÍLIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PRIMEIRAS IMPRESSÕES DE UM PROJETO EM CONSTRUÇÃO |
Fabrício Sampaio Gaspar; Luana Denise Castro da Silva; Izaura Cristina Nunes Pereira | A CARTOGRAFIA TÁTIL COMO INSTRUMENTO DE APRENSIZAGEM PARA ALUNOS DA ESCOLA DOM TIAGO RYAN NO MUNICIPIO DE SANTARÉM (PA). |
Fátima Aparecida da Silva Faria Galvão dos Santos; Erik Arnando Queiroz | ESTUDO DO MEIO – ELETIVA – OLHARES: ESPAÇOS URBANOS |
Isa Ribeiro Pessanha | A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA |
José Eduardo França dos Anjos | TEMPO E CLIMA: ESTUDOS PARA PRODUÇÃO DE EXPERIMENTOS COM APARELHOS ARTESANAIS PARA PREVISÃO DO TEMPO NA FEIRA DE CIÊNCIAS |
Victor Hugo da Silva Nerys; Anniele Sarah Ferreira Freitas | HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: POSSIBILIDADES E PROPOSTAS |
Wesley Erasmo Alves Boitrago; Pedro Henrique Maia de Carvalho; Cristiane Ribeiro Azevedo | PIBID GEOGRAFIA E A INTERDISCIPLINARIDADE COM A EDUCAÇÃO FÍSICA: JOGAR HANDEBOL E APRENDER CARTOGRAFIA |