Eixo 1: Trajetórias do Ensino e a produção do conhecimento da Geografia Escolar no Brasil

Ementa: A proposição do GT resulta da necessidade de colocarmos em debate o processo de constituição do “Ensino de Geografia” como campo de investigação no Brasil, pois acreditamos que a área vem apresentando muitas e significativas mudanças teórico-metodológicas ao longo das três últimas décadas, resultado do crescimento das pesquisas em nível de pós-graduação na área, bem como de novas pautas e demandas sociais que passaram a compor o currículo escolar e a ser objeto de investigação, a exemplo das questões étnico raciais, de gênero, multiculturalidade e diversidade social. Trata-se, assim, de refletir sobre os saberes e os conhecimentos geográficos escolares que são e estão em processo de produção nas escolas, sobre uma epistemologia e como ela vem se constituindo ao longo do tempo.

Grupos de trabalho do Eixo 1

GT 1-A: Saberes docentes e a produção do conhecimento da Geografia Escolar;
GT 1-B: Fundamentos teórico-metodológicos no Ensino de Geografia;
GT 1-C: Conceitos e conteúdos no Ensino de Geografia;
GT 1-D: Multiculturalidade, diferenças e identidades no Ensino de Geografia;
GT 1-E: História da Geografia Escolar: conteúdos, recursos didáticos e ideologias;
GT 1-F: Saberes e Práticas no Ensino de Geografia Infantil e anos iniciais do Ensino fundamental.