Trabalho de Campo: PRÁTICAS DE CAMPO E DINÂMICA EVOLUTIVA DA PAISAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Proponente(s): Laboratório de Pedologia (LabPed) Profs. Responsáveis: Francisco Sergio Bernardes Ladeira e Diego Luciano Nascimento

OBJETIVOS: Apresentar os conceitos e as metodologias básicas de campo para o estudo geomorfológico e pedológico para as práticas de ensino da geografia física

EMENTA: Introdução aos princípios básicos da geomorfologia, pedologia e do trabalho de campo na análise da paisagem; Características geomorfológicas do relevo paulista; Processos endógenos e exógenos atuantes no relevo do estado de São Paulo; Dinâmica climática quaternária e seus reflexos na paisagem; Papel da ação antrópica no desenvolvimento da paisagem.

ROTEIRO: O trabalho de campo será realizado na cidade de São Pedro e arredores, passando pela Serra de Itaqueri, Cachoeira do Saltão e Itirapina.

SAÍDA: 29 de junho (sábado), às 8:00 IG

RETORNO: 29 de junho (sábado), às 19:30 IG

NÚMERO DE PARTICIPANTES: 40

BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ALMEIDA, F.F.M. 1964. Fundamentos geológicos do relevo paulista. São Paulo: Instituto Geográfico e Geológico, Geologia do Estado de São Paulo, p. 167-263 (Boletim, 41). LADEIRA, F. S. B.; SANTOS, M. 2005. O uso de paleossolos e perfis de alteração para a identificação e análise de superfícies geomórficas regionais: o caso da Serra de Itaqueri (SP). Revista Brasileira de Geomorfologia, 6(2). PENTEADO, Margarida Maria. Fundamentos de geomorfologia. IBGE, 1978. SANTOS, R. D.; LEMOS, R. C.; SANTOS, H. G.; KER, J. C.; ANJOS, L. H. C.; SHIMIZU, S. H. Manual de descrição e coleta de solo no campo. 6. ed. revista e ampliada. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2013, 100 p. VIDAL-TORRADO, P.; LEPSCH, I. F.; CASTRO, S. S. Conceitos e aplicações das relações pedologia-geomorfologia em regiões tropicais úmidas. In: VIDAL-TORRADO, P. et al. (Org.). Tópicos em Ciências do Solo. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2005. p. 145-192. v. 04.