OFICNA

TÍTULO: DAS EXPERIÊNCIAS DE SER PROFESSOR: FAZENDO ARTE COM NARRATIVAS DOCENTES

Proponente(s): Regina Frigério e Felipe Aguiar

Mini currículo:

Regina Frigério: Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense – Campos dos Goytacazes-RJ, trabalhando na formação de professores de Geografia. Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2010), possui Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000).

Felipe Aguiar: Bolsista PIBID (2016). Bolsista de Desenvolvimento Acadêmico (2018). Monitor voluntário das disciplinas de Práticas Educativas I e III ministradas pela professora Regina Frigério (2018). Bolsista PIBIC orientado pelo professor Antonio Bernardes na área de Fenomenologia, Ensino de Geografia e Arte (2018). Professor voluntário de Filosofia e Geografia no Pré-Vestibular Social da UFF Campos e do IFF Campos – Campus Centro (2018). 1

 

OBJETIVOS: Compreender as narrativas como potência para a ressignificação das experiências docentes; interpretar através da arte as experiências docentes para ressignificar as trajetórias pessoais.

EMENTA: Narrativas de experiências docentes. Interpretação de trajetória existencial para ressignificação do vivido. Arte como possibilidade de lançar fora do corpo ou compartilhar afetos: stress, o medo, angústia e esperança. Relação lugar e corpo.

METODOLOGIA: Para alcançar os afetos corporificados nas trajetórias existenciais traremos diferentes técnicas de narrativa, como por exemplo, composição de painéis, dramatização, mapas da vida, cartas e poemas. Essas técnicas podem tornar presentes as questões pessoais e proporcionar o compartilhamento do que foi vivido, pois professores também se formam nas conversas e partilhas das angústias pessoais e coletivas.

EQUIPAMENTOS E MATERIAIS NECESSÁRIOS: quadro, caneta piloto, apagador e TNT ( branco, amarelo e preto – 1m de cada).

NÚMERO DE PARTICIPANTES: Mín. 10 e Máx. 20.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA: OLIVEIRA, Inês Barbosa; GERALDI, João Wanderley. Narrativas: outros conhecimentos, outras formas de expressão. In: Narrativas: outros conhecimentos, outras formas de expressão, Rio de Janeiro: FAPERJ, 2010. NORONHA, Maria Márcia Bicalho; ASSUNÇÃO, Ada Ávila; OLIVEIRA, Dalila Andrade. O sofrimento no trabalho docente: o caso das professoras da rede pública de Montes Claros, Minas Gerais. Rio de Janeiro: Trabalho, Educação e Saúde. vol.6. Março / Junho-2008. BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, pp.20-28.

CARGA HORÁRIA: 04 horas – dia 30/06, domingo, período da manhã, Instituto de Geociências