MINICURSO

TÍTULO: NARRATIVAS URBANAS DE UM CAMINHANTE: POSSIBILIDADES DA FOTOGRAFIA COMO LINGUAGEM E FONTE DE PESQUISA EM GEOGRAFIA

Proponente(s): Pablo Sebastian Moreira Fernandez

Mini currículo: Licenciado em Geografia (UEL), Mestre em Educação (UNICAMP) e Doutor em Geografia (UFG). Professor do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (CE) e do Programa de Pós-graduação – Mestrado Profissional em Geografia, ambos na UFRN. Atua nas áreas de Metodologias de Pesquisa e Ensino, Estágio e Formação de Professores, além de investigar as Linguagens Contemporâneas no (do) Ensino de Geografia.

OBJETIVOS: 1. Construir um quadro teórico-epistemológico no interior da Geografia em sua intersecção com a Fotografia; 2. Experimentar metodologias de produção e circulação de conhecimentos; 3. Produzir uma narrativa como elemento de reflexão sobre a escrita do pesquisador e professor de Geografia.

EMENTA: Este mini-curso tem como ponto de partida uma pesquisa realizada no campo da Educação, da Geografia e das Imagens, intitulada “Narrativas Urbanas de um Caminhante”, que traz a Fotografia como linguagem de uma experiência geopoética e como tema de estudo sobre a paisagem urbana do “Centro Velho” de Campinas – SP, “fotografado” desde o século XIX. De modo geral, busca-se compreender os modos como a Fotografia produz um tipo de texto a ser produzido, interpretado, decodificado, em pesquisas e no ensino da Geografia: em alguns casos utilizado como “mera” ilustração, em outros como uma rica fonte de pesquisa ou linguagem que amplia a escrita acadêmica. Neste rumo, o curso busca o aprofundamento desta linguagem como meio de expressão, de reflexão teórica, metodológica e epistemológica e que oriente o geógrafo adentrar por seus trieiros de sentidos e significados.

METODOLOGIA: 1. Aula expositiva sobre a História da Fotografia e suas articulações com a Epistemologia e Ensino da Geografia; Leitura de Imagens e diálogo a partir da Dissertação “Narrativas Urbanas de um Caminhante”; 2. Oficina Prática/Experimentação Fotográfica em suporte Digital; 3. Percurso fotografante e caminhante pelas ruas do “Centro Velho” de Campinas + 1 intervenção urbana e 4. Edição e Produção de um (1) ensaio coletivo sobre o processo a ser apresentado no evento.

EQUIPAMENTOS E MATERIAIS NECESSÁRIOS: Data show, notebook e caixas de som para as oficinas e exposição da narrativa produzida. Se possível, disponibilidade de (1) aluno como monitor.

NÚMERO DE PARTICIPANTES: 20 alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e interessados pela temática.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA: (máximo de 5 indicações) BARTHES, Roland. A Câmera Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. CALVINO, Italo. Férias num banco de praça. Marcovaldo ou as estações na cidade. SP: Cia. das Letras, 1994. FERNANDEZ, P. S. M. Narrativas Urbanas de um caminhante. Dissertação (Mestrado) – UNICAMP/ Faculdade de Educação. Campinas, SP, 2008. In: http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000424789 KOSSOY, Boris. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. 3a ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002. OLIVEIRA JR., W. M. de. Aproximações entre a educação, as fotografias e as geografias do lugar onde se vive: um estudo a partir do Atlas Municipal Escolar de Rio Claro. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA, 7, 2003, Vitória (ES). Anais... Vitória: UFES, 2003. (p. 32-39).

CARGA HORÁRIA: 8 horas, domingo, dia 30/06, 8:30 às 12:00 e das 14:00 às 17:30h, Instituto de Geociências