MINICURSO

TÍTULO: POSSIBILIDADES DO ENSINO DE TEMÁTICAS DA NATUREZA A PARTIR DO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Proponente(s): Luis Cláudio Dias Bezerra Viscardi

Mini currículo: Mestrando em Ensino e História de Ciências da Terra – Unicamp, pesquisando sobre ensino em Geociências a partir das prescrições existentes no Currículo do Estado de São Paulo. Foi professor de Geografia em escolas públicas de Campinas entre 2014 e 2017. Formado em Bacharelado em Geologia em 2016, atualmente cursa licenciatura em Geografia complementando sua formação devido à experiência e pesquisa na área de ensino.

OBJETIVOS: Auxiliar professores do Ensino Básico em práticas para o ensino de conceitos ligados às Geociências / Geografia Física e questões ambientais a partir dos conteúdos, competências e habilidades existentes no currículo do Estado de São Paulo.

EMENTA: Identificação de conceitos de Geociências explícitos e implícitos, dispersos no currículo da disciplina de Geografia, a partir dos seguintes conteúdos existentes: – Tempo da Natureza e Tempo Histórico e as alterações das paisagens. Os ciclos da natureza e sociedade: ciclos das rochas, ciclos da água e eventos climáticos; – Questões ambientais ligadas ao uso de recursos naturais, minerais e energéticos, poluição atmosférica e mudanças climáticas, produção de lixo, uso dos recursos, reciclagem e consumo sustentável; – Relevo terrestre: relações entre agentes internos e externos na conformação do relevo terrestre. Construção do Espaço Geográfico: ocupação, riscos e desastres naturais; Biomas terrestres e relações entre biodiversidade, relevo e clima.

METODOLOGIA: Apresentação e identificação de conceitos ligados às Geociências existentes nos conteúdos descritos na ementa, seguida de demonstração de possíveis práticas e sugestão de materiais para consulta na elaboração de planos de aula abordando tais conceitos. Discussão em grupo sobre as dificuldades encontradas na apreensão de tais conceitos, buscando sanar as dúvidas relacionadas aos conceitos básicos de geociências

EQUIPAMENTOS E MATERIAIS NECESSÁRIOS: Notebook, Currículo Oficial do Estado São Paulo, retroprojetor, lousa (quadro), giz (canetão).

NÚMERO DE PARTICIPANTES: 25

BIBLIOGRAFIA BÁSICA: GIJON, A. C. La Geologia como area interdisciplinar Henares, Rev geol. 2: p 367-387. 1988. GRECO, R. Práticas de Geociências na educação básica: sugestões de atividades práticas para o ensino de conteúdos de geociência na educação básica / Roberto Greco. – São Manuel, SP: Frieden, 250p. 2018. MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Translate Eloá Jacobina. 23aed. Rio de Janeiro. Bertrand, 224p. 2017 PEDRINACI, E. et al. Alfabetización en Ciencias de la Tierra. Enseñanza de las Ciencias de la Tierra, 21(2) p.117-129. 2013. Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia ISBN xxxxxxxxxxxxxxxx SÃO PAULO. (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo. 2ed Secretaria da Educação; coordenação Geral, Maria Inês Fini. 2009

CARGA HORÁRIA: 4 horas, domingo, dia 30/06, das 14:00 às 17:30h, Instituto de Geociências