OFICINA

TÍTULO: Produção de Recursos Didáticos: Geografia Política

Proponente(s): Gabriela Aparecida Lima da Silva, Gabriela Dolla Mendes, Jacquelline Oliveira e Karina.

Mini currículo:

Gabriela Aparecida – Graduanda em Geografia pela Puc Campinas, já foi bolsista Cnpq pelo projeto PIBIC da Embrapa Territorial, estagiária no Colégio Integral e atualmente Auxiliar de Classe no Colégio Farroupilha.

Gabriela Dolla – Graduanda em Licenciatura Geografia pela PUC Campinas, ex-aluna do cursinho popular Herbert de Souza. 

Jacquelline Oliveira – Graduanda em Geografia pela Puc Campinas, cursou Técnico de meio ambiente na escola Ceprocamp, foi estagiária como educadora ambiental na Fundação José Pedro de Oliveira- Mata Santa Genebra e atualmente é bolsista CAPES pelo projeto PIBID.

Karina – Graduanda em Geografia pela Puc Campinas, ex-aluna do cursinho popular emancipa na Unicamp.

 

OBJETIVOS:

  • Elaboração de recursos didáticos na área de Geografia Política;
  • Analisar a importância da utilização de recursos didáticos para o processo ensino-aprendizagem;
  • Buscar alternativas para melhorar o processo ensino-aprendizagem no ensino de Geografia.

EMENTA: Discutir a integração regional da União Europeia, a sua instituição e problemas. Abranger os processos de integração entre os países participantes do Bloco Econômico de forma didática além da sua ordem econômica e o impacto da saída do Reino Unido da União Europeia (BREXIT). 

METODOLOGIA: A proposta da Oficina baseia-se em desenvolver recursos didáticos para aulas de Geografia Política no Ensino Fundamental, partindo da metodologia de elaboração de jogos de tabuleiros, utilizando como exemplo o jogo Quest, objetivando representar o Bloco Econômico da União Europeia e entender a dinâmica e funcionamento do mesmo. O jogo irá conter perguntas e respostas sobre o que, como funciona, qual a língua oficial e os países que fazem parte da UE.

EQUIPAMENTOS E MATERIAIS NECESSÁRIOS:

– 10 Folhas de Papel Cartão

– Caneta, Lápis, Borracha

– Lápis de Cor

– Régua

– Dados (Para jogar o jogo de tabuleiro)

– Casinhas de Plástico Pequenas

– Peças coloridas para representar os jogadores

NÚMERO DE PARTICIPANTES: 15

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

  • CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 9. ed.Campinas: Papirus, 2006.  CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e Práticas de Ensino. Goiânia: Editora Alternativa, 2002. SELBACH, Simone. et. al. Geografia e Didática. 2 ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes,  FARIA, Ana Lúcia G. Ideologia no livro didático. São Paulo: Cortez, 1984.

CARGA HORÁRIA: 8 horas, domingo, dia 30/06, das 8:30 às 17:30h