OFICINA

TÍTULO: “STORY MAPS” PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA (OFICINA)

Proponente(s): Jörn Seemann

Mini currículo: Professor do curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri de 2002 a 2019, atualmente professor assistente na Ball State University, Estados Unidos; foco de pesquisa nas relações entre cartografia e sociedade e metodologias de mapeamento.

OBJETIVOS: 

  • Apresentar story maps como ferramenta poderosa para o ensino de geografia;
  • Discutir o potencial de mapas online nas aulas de geografia
  • Elaborar um projeto de visualização simples, utilizando o app de ESRI Story Maps

EMENTA: Cartografias do século XXI; funções e usos de mapas; mapas como processos; mapas como narrativas; visualização de informações; mapeamento online: aplicativos e programas; ESRI Story Maps: exemplos, tipos de mapas e suas estruturas e anatomias; como elaborar um story map?; exercícios práticos; elaboração de um story map.

METODOLOGIA:Apresentação de PowerPoint/aula expositiva para apresentar ideias sobre mapas “na tela” e explicar a natureza de story maps; debates entre os participantes; a segunda parte (tarde) vai ser um trabalho prático: os participantes realizarão um projeto de um story map em grupos pequenos e apresentarão os resultados.

EQUIPAMENTOS E MATERIAIS NECESSÁRIOS: (a coordenação do evento não se responsabilizará pelo fornecimento de textos aos participantes) O curso requer o uso de um laboratório de computação com pelo menos dez computadores e acesso à internet

NÚMERO DE PARTICIPANTES: 25

BIBLIOGRAFIA BÁSICA: (máximo de 5 indicações) CANTO, T.S. do (2018) Os mapas e as tecnologias digitais: novos letramentos em pauta no ensino de Geografia. Perspectiva – Revista do Centro de Ciências da Educação 36(4), p.1186-1197. CAQUARD, S.; DIMITROVAS, S. (2017) Story Maps and Co. / État de l’art de la cartographie des récits sur Internet, M@ppemonde 121. Disponível em http://mappemonde.mgm.fr/121_as1/ FREITAS, M.I.C. de (2014) Da cartografia analógica à neocartografia: nossos mapas nunca mais serão os mesmos? Revista do Departamento de Geografia –USP, Volume Especial CartoGeo, p.23-34.

CARGA HORÁRIA: 8h, domingo, dia 30/06, 8:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30h, Instituto de Geociências